Caso de Polícia: Reflexões sobre a Questão Social e a Primeira República

Autores

  • Mônica Santos Barison Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n22.44

Palavras-chave:

Questão social, primeira república, particularidades históricas

Resumo

Consideramos que a produção do debate acerca da questão social, objeto de intervenção do assistente social, deve reconhecer como objetivo, dentre outros, compreender as especificidades da formação histórica da sociedade brasileira, no sentido de analisar as particularidades que configuraram e configuram os seus diferentes contextos econômicos, sociais, culturais e políticos. Neste sentido é que apresentamos este ensaio: na perceptiva de contribuir com os debates que pretendem capturar a historicidade dos contraditórios processos societários que recriam ao mesmo tempo em que mantém as práticas políticas que exercem o controle sobre a reação da classe trabalhadora diante das profundas desigualdades sociais a que é submetida. Assim, problematizamos o trato destinado à questão social no período da Primeira República no Brasil (1889-1930), refletindo sobre especificidades que configuraram as condições de reprodução do trabalhador na cidade do Rio de Janeiro, seus movimentos de resistências contra o cenário de exploração da força de trabalho bem como o significado atribuído à questão social e os mecanismos de controle utilizados pelo Estado para garantir a hegemonia de classe que detinha o poder político e econômico. Estas reflexões foram produzidas no curso de uma das disciplinas oferecidas no Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio. A escolha do período histórico elencado está ainda relacionada à prática docente tendo em vista o conteúdo programático ministrado na disciplina intitulada Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I, obrigatória do primeiro ano da graduação em Serviço Social do UniFOA. A ementa desta disciplina é composta por temáticas vinculadas à emersão da questão social no Brasil, que desencadeou a explicitação de demandas e a própria criação do Serviço Social na década de 1930 no país. Frente ao exposto, este artigo pode servir de subsídio para os estudantes que se interessam em sistematizar o conteúdo apreendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Santos Barison, Centro Universitário de Volta Redonda

Docente do Curso de Serviço Social do UniFOA

Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

ANTUNES, Ricardo. O que é sindicalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

CARVALHO, José Murilo. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim: cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. São Paulo: editora da UNICAMP, 2001.

CERQUEIRA FILHO, Gisálio. A “Questão Social” no Brasil: Crítica ao Discurso Político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

IAMAMOTO, Marilda. Questão Social, Família e Juventude: Desafios do Trabalho do Assistente Social na Área Sócio Jurídica. In: LEAL, M. MATOS, M e SALES, M (org). Política Social, Família e Juventude: uma Questão de Direitos. São Paulo: Cortez, 2004.

______. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital Financeiro, Trabalho e Questão Social. São Paulo: Cortez, 2008.

MATTOS, Marcelo Badaró. Escravizados e Livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.

NETTO, José Paulo. Cinco Notas a Propósito da “Questão Social”. Temporalis. Rio de Janeiro: ABEPSS, Ano II, nº 03, Jan. a Jun., 2001.

PATTOS, Maria Helena Souza. Estado, Ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados. Vol 13 nº 35. São Paulo: Jan.Abr. 1099. Disponível em:

Downloads

Publicado

10-08-2013

Como Citar

BARISON, Mônica Santos. Caso de Polícia: Reflexões sobre a Questão Social e a Primeira República. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 8, n. 22, p. 43–51, 2013. DOI: 10.47385/cadunifoa.v8.n22.44. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/44. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.