Educação Física Escolar, atividade física e qualidade de vida: a visão de alunos universitários

Autores

  • Cláudio Severino Delunardo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Patrícia Ferreira Evangelista Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.451

Palavras-chave:

Educação física, atividade física, qualidade de vida.

Resumo

Percebe-se que muitos jovens não conseguem atingir níveis aceitáveis de atividade física, sendo assim considerados sedentários, com diminuição dessa prática entre o fim da adolescência e o início da fase adulta se apresentando de forma mais evidente. Como tal, a presente pesquisa pretendeu investigar a percepção da disciplina Educação Física como agente promotor de hábitos de atividades físicas e as possíveis causas dos baixos níveis de sua prática. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, contendo indagações que privilegiem as opiniões dos sujeitos acerca do tema proposto. Verificou-se que o nível de participação das aulas de Educação Física é decrescente ao longo da vida acadêmica, bem como o sentimento positivo em relação a elas, sendo que esse comportamento pode ser  influenciado, também, pela metodologia empregada pelos docentes quanto ao desenvolvimento dos conteúdos propostos.

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Biografia do Autor

Cláudio Severino Delunardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

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Publicado

18-01-2018

Como Citar

DELUNARDO, Cláudio Severino; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Evangelista. Educação Física Escolar, atividade física e qualidade de vida: a visão de alunos universitários. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 35, p. 111–122, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n35.451. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/451. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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