Educação Física Escolar, atividade física e qualidade de vida: a visão de alunos universitários

Autores

  • Cláudio Severino Delunardo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Patrícia Ferreira Evangelista Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.451

Palavras-chave:

Educação física, atividade física, qualidade de vida.

Resumo

Percebe-se que muitos jovens não conseguem atingir níveis aceitáveis de atividade física, sendo assim considerados sedentários, com diminuição dessa prática entre o fim da adolescência e o início da fase adulta se apresentando de forma mais evidente. Como tal, a presente pesquisa pretendeu investigar a percepção da disciplina Educação Física como agente promotor de hábitos de atividades físicas e as possíveis causas dos baixos níveis de sua prática. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, contendo indagações que privilegiem as opiniões dos sujeitos acerca do tema proposto. Verificou-se que o nível de participação das aulas de Educação Física é decrescente ao longo da vida acadêmica, bem como o sentimento positivo em relação a elas, sendo que esse comportamento pode ser  influenciado, também, pela metodologia empregada pelos docentes quanto ao desenvolvimento dos conteúdos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Severino Delunardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Referências

AKTOP, Abdurrahman; KARAHAN, Nilüfer. Physical education teacher’s views of effective teaching methods in physical education. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1910-1913, 2012.

ALVES, Flávio Soares; CARVALHO, Yara Maria de. Práticas corporais e grande saúde: um encontro possível. Revista Movimento, Porto Alegre. v. 16, n. 4, p. 229-244, out./dez. 2010.

BALAN, Valeria et al. Physical education longlife learning factor. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1328-1332, 2012.

BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Revista Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135-142, set./dez. 2003.

BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antônio Campelo. A percepção dos alunos sobre a educação física escolar no ensino médio. Rev. Educ. Fís/UEM, Maringá, v. 26, n. 4, p. 601-610, 4. trim., 2015.

CAMLIGUNEY, Asiye Filiz. et al. Differences in physical activity levels in 8-10 year-old girls who attend physical education classes only and those who also regularly perform extracurricular sports activities. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 4708-4712, 2012.

CAMPOS, Leonardo de; KRÜGER, Leonardo Germano. A atividade física e a autoestima em adolescentes. 2011. Disponível em: <http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/saude/A%20ATIVIDADE%20F%C3%8DSICA%20E%20A%20AUTO%20ESTIMA%20EM%20ADOLESCENTES.pdf>. Acesso em: 29 Maio 2016.

CLAUMANN, Gaia Salvador; PEREIRA, Érico Felden; PELEGRINI, Andreia. Prática da caminhada, atividade física moderada e vigorosa e fatores associados em estudantes do primeiro ano de uma instituição de ensino superior. Revista Motricidade, Ribeira da Pena, v. 10, n. 4, p. 16-26., 2014.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática. Revista Motrivivência, Florianópolis, vol. 19, n. 28, p. 27-37, jul., 2007.

FERNANDES, Rita de Cássia. Significados da ginástica para mulheres praticantes em academia. Revista Motriz, vol. 11, n. 2, p. 97-102, mai/ago., 2005.

FIALHO, Alex et al. O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre a vida saudável. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, vol. 36, n. 3, p. 626-631, 2014.

FREITAS, André Luís Policani; SILVA, Vinicius. Barcelos da. Avaliação e classificação de instituições de ensino médio: um estudo exploratório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 29-47, jan./mar. 2014.

GODOY, Rossane Frizzo de. Benefícios do exercício físico sobre a área emocional. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 7-16, mai./ago. 2002.

HARDMAN, Carla Menêses et al. Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 623-631, out./dez., 2013.

HORA, Henrique Rego Monteiro da; MONTEIRO, Gina Torres Rego; ARICA, José. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 85-103, jun. 2010.

KHALKHALI, Vali; GOLESTANEH, Seiyed Moosa. Examining the impact of teacher motivational style and competition result on students’ subjective vitality and happiness in physical education. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 2989-2995, 2011.

KRUG, Rodrigo de Rosso; MARCHESAN, Moane; ACOSTA, Marco Aurélio. A contribuição da educação física escolar para um estilo de vida ativo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 200-214, jul./dez. 2012.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3 ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2012.

MATIAS, Thiago Sousa. Hábitos de atividade física e lazer de adolescentes. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 551-820, jul./set. 2012.

SANTOS, Izequias Estevam. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. Niterói, RJ: Impetus, 2011.

SANTOS, Leianny Rodrigues dos et al. Análise do sedentarismo em estudantes universitários. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 416-421, mai./jun. 2014.

SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga dos; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de educação física escolar. EFDeportes.com Revista Digital, v. 17, n. 170, jul. 2012.

SHEN, Bo. Outside-school physical activity participation and motivation in physical education. British Journal of Educational Psychology, Londres, v. 84, n. 1, p. 40-57, 2012.

SILVA, Alan Camargo et al. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em educação física: fragmentada ou integrada?. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 109-126, jul. 2009.

SILVA, Glauber dos Santos Ferreira da et al. . Avaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/biológica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 39-42, jan./fev. 2007.

THOMAS, Jerry. R., NELSON, Jack. K.; SILVERMAN, Stephen.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

WEICHSELBAUM, Elisabeth et al. Physical activity in schools across Europe. Nutrition Bulletin, v. 37, p. 262-269, 2012.

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

DELUNARDO, Cláudio Severino; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Evangelista. Educação Física Escolar, atividade física e qualidade de vida: a visão de alunos universitários. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 35, p. 111–122, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n35.451. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/451. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.