Design, comunicação e sustentabilidade como fomento de consumo

Autores

  • Aline Rodrigues Botelho Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Vera Lucia Nojima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.467

Palavras-chave:

Design, comunicação, sustentabilidade, consumo,

Resumo

Este artigo utiliza da análise de revisão bibliográfica para fazer uma breve contextualização sobre consumo e sustentabilidade, analisando de que maneira o design e a comunicação contribuem para o meio ambiente ou se são apenas ferramentas de venda, buscando atender apenas aos interesses mercadológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues Botelho, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e Discente do Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Vera Lucia Nojima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Docente do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Referências

APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008.

Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/comlurb>. Acesso em: 12 mar.2010.

CORTEZ, ATC. A produção de descartáveis na sociedade de consumo atual. In: Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007, pp 17-50.

CORTEZ, ATC; ORTIGOZA, SAG. (orgs.). Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007.

DENIS, RC. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

Dossiê conhecimento para a sustentabilidade – tendências para o consumo consciente. Ideia sustentável. Disponível em: <http://www.ideiasustentavel.com.br/pdf/IS17%20-%20Dossie.pdf>. Acesso em: 03 mai.2011.

DOUGLAS, M; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2006.

FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

Instituto Akatu. Disponível em:< http://www.akatu.org.br>. Acesso em: 20 nov.2010.

JAPIASSU, HF. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da USP, 2005.

MARTINS, N.; PONS, I; RICCETTI, T. O papel do design na transição sócio ambiental no mundo contemporâneo. Anais. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo, 2008.

MCCRACKEN, G. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MITHOS. Disponível em:< http://mithos.cys.com.br/>. Acesso em: 22 out.2010.

PAPANEK, V. Design for the real world: human, ecology and social change. St. Albans: Paladin, 1977.

QUEIROZ, LL. A atuação do design no cenário (in)sustentável. 2009. (tese de doutorado), Puc-Rio, 2009.

ROCHA, EPG. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo, Brasiliense, 1985

SASSATELLI, R. Virtue, Responsibility and Consumer Choice: Framing Critical

Consumerism. In: BREWER, J; TRENTMANN, F (eds). Consuming Cultures,

Global Perspectives: Historical Trajectories, Transnational Exchanges. London: Berg, 2006, p. 219-250.

SHOVE, E. Comfort, Cleanliness and Convenience: The Social Organization of Normality. Oxford: Berg, 2003.

SILVA, MHG. Design para Sustentabilidade e a Economia de Serviço: o caso de purificação de água por assinatura. 2009. (tese de doutorado) – Puc-Rio, 2009.

THACKARA, J. Plano B: O design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.

Downloads

Publicado

05/05/2017

Como Citar

BOTELHO, A. R.; NOJIMA, V. L. Design, comunicação e sustentabilidade como fomento de consumo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 33, p. 49–56, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n33.467. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/467. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)