Perspectivas e opiniões dos presidentes das ligas acadêmicas de um centro universitário privado

Autores

  • Lopes F T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Pereira L G A W T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Oliveira D H H T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Gonçalves R L M V T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Corrêa M C R T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.
  • Jesus E C T UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ.

Palavras-chave:

Ligas acadêmicas, Educação médica, Atividades extracurriculares

Resumo

Ligas Acadêmicas são uma forma do discente aprofundar assuntos que lhe é de interesse, porém não são abordados da maneira esperada durante a grade curricular normal. Geralmente, estão calcadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Buscar saber o que pensam os presidentes das ligas acadêmicas de um centro universitário do interior do estado do Rio de Janeiro, as perspectivas por eles almejadas, bem como seu relacionamento com outros presidentes de ligas. Foi aplicado um questionário via e-mail contendo
oito perguntas a todos os presidentes das ligas acadêmicas deste centro universitário. O discente era livre para responder e expressar suas opiniões. Após três semanas, a pesquisa foi encerrada e os dados foram interpretados pelos autores. Oito presidentes responderam ao questionário. O tempo médio de presidência foi de nove meses, sendo que um já ocupava o cargo há dois anos. Apenas 25% desejam seguir carreira na especialidade cuja liga é presidente. Perguntados a respeito dos maiores problemas que suas ligas enfrentam, 62,5% afirmaram ser a burocracia da instituição o que mais atrapalha a realização das atividades; outros 25% disseram ser a falta de patrocínio. Todos consideraram satisfatório o relacionamento com os presidentes das outras ligas e, perguntados sobre a experiência que tal cargo pode acrescentar ao discente, obtivemos respostas como aprender a liderar, ser mais responsável e trabalhar em equipe. Por último, foi aberto um espaço para que pudessem ser dadas sugestões para a melhoria das ligas como um todo. Entre as sugestões, foi proposto a criação de eventos que integrassem as ligas e uma maior participação e capacitação dos docentes responsáveis. Conclui-se que há muito a fazer para o crescimento das ligas acadêmicas. A instituição deve estar mais próxima do discente que se interessa em atividades extra-curriculares, sendo contribuinte para o enriquecimento acadêmico do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

LOPES F T; T, Pereira L G A W; T, Oliveira D H H; T, Gonçalves R L M V; T, Corrêa M C R; T, Jesus E C. Perspectivas e opiniões dos presidentes das ligas acadêmicas de um centro universitário privado. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4731. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)