Abordagem etiológica da trombose venosa profunda

relato de um caso

Autores

  • Serrazina S R
  • Coelho G P
  • Arbex L R
  • Salgado L
  • Louzada V H M
  • Arbex, M A

Palavras-chave:

trombose venosa profunda, neoplasia, anticoncepcional hormonal oral,, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, trombofilias

Resumo

A trombose venosa caracteriza-se pela formação aguda de um trombo no interior de uma veia. No Brasil, a partir de dados de internação em três hospitais da cidade de Botucatu- SP, estimou-se uma freqüência de TVP de 0,6 casos por 1000 habitantes/ano. A tríade de estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidadde descrita por Virchow em 1856 ainda constitui a base fisiopatológica nos tempos atuais. Ressaltar a importância do diagnóstico etiológico da trombose venosa profunda (TVP), para propiciar o diagnóstico precoce de uma doença grave em sua fase assintomática e direcionar o tratamento de outras possíveis causas. Relato de caso de uma mulher de 39 anos com sintomas de dor em coxa direita, de forte intensidade que piorava ao deambular. Foi submetida à investigação clínica e exames complementares para esclarecimento diagnóstico. Foi diagnosticado TVP e discutido as possíveis etiologias para este evento. O fenômeno de TVP não deve ser considerado apenas como intercorrente, sendo ponto primordial na conduta clínica o esclarecimento etiológico para uma abordagem terapêutica adequada e diagnóstico precoce de uma possível neoplasia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

SERRAZINA S R; COELHO G P; ARBEX L R; SALGADO L; LOUZADA V H M; ARBEX, M A. Abordagem etiológica da trombose venosa profunda: relato de um caso. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4779. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.