Youtube, uma ferramenta didática de apoio à sala de aula

uma ferramenta didática de apoio à sala de aula

Autores

  • Bertholato, F. S
  • Barreto, N. M. P. B
  • Souza, T. J. F
  • Utagawa C. Y
  • Teixeira, R. S

Palavras-chave:

DNA, tecnologia de ensino, vídeos dissemináveis

Resumo

Nas ultimas décadas fomos capazes de transpor muito de nossa prática diária de um espaço real a um virtual que não nos permite apenas armazenar dados como também compartilhá-los. Os vídeos dissemináveis, encontrados em diversos sites ganham seu destaque por se tratarem, de maneira singular, à divulgação do conhecimento, constituindo em si caráter propagador de informação, de idéias e de propostas de maneira rápida e acessível. Na área educacional seu sucesso é reconhecido e em sites de compartilhamento sua acessibilidade se garante a satisfazer os gostos mais diversos, passando da síntese a pormenorização. Objetivos: Avaliar, no portal de compartilhamento de vídeos YouTube® (http://www.youtube.com), vídeos que possam ser utilizados como apoio didático para o ensino de genética e biologia molecular. Métodos: No período de 01/03/2010 a 31/03/2010 foi acessado o site YouTube®, com as seguintes palavras chaves: transcrição DNA, tradução DNA e replicação DNA. Do total de vídeos encontrados, foram selecionados os vídeos compatíveis com a proposta inicial, sendo avaliado o idioma utilizado, o número de visualizações, a aceitação do público, tempo e data de postagem do vídeo. Resultados: Dos 210 vídeos encontrados na busca, 17,15% correspondiam à temática proposta. Destes, 47,22% eram narrados em português, 36% possuíam entre 10.000 e 50.000 visualizações, 62% dos comentários foram positivos, nenhum vídeo ultrapassou 10 minutos, sendo a postagem mais antiga no dia 24/02/2007 e a mais recente no dia 27/02/2010. Conclusões: A partir dessa perspectiva, verificamos que o YouTube® pode ser utilizado como fonte de material didático, desde que haja uma avaliação crítica do material, devido à disponibilidade e facilidade de acesso aos vídeos referente ao tema proposto, como também a postagem de novos vídeos. O retorno positivo do público que os acessa, classificando-os em certos momentos como “esclarecedor”, demonstra também essa aceitação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

BERTHOLATO, F. S; BARRETO, N. M. P. B; SOUZA, T. J. F; UTAGAWA C. Y; TEIXEIRA, R. S. Youtube, uma ferramenta didática de apoio à sala de aula: uma ferramenta didática de apoio à sala de aula. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, 2023. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/4785. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.