O Princípio da Intertextualidade Como Fator de Textualidade The Principle of the Intertextuality as a Factor of Textuality
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.876Palavras-chave:
Intertextuality, Textuality, Interspeech.Resumo
Este artigo discute o princípio da intertextualidade como fator de textualidade em textos orais e escritos, determinando a influência e a importância do “já-dito” nas manifestações discursivas do ser humano. A partir da conceituação de interdiscursividade e de intertextualidade, classifica as formas mais utilizadas desse princípio de textualidade.
Downloads
Referências
BARROS, Diana L. Pessoa de, FIORIN, José Luiz (org). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2001, p. 42-47.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 2000.
______. Paródia e Dialogismo. In: BARROS, Diana L. P., FIORIN, José Luiz.(org.) Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003.
FAVERO, Leonor Lopes, KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2002.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2000.
______. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, Diana L. P., FIORIN, José Luiz.(org.) Dialogismo, polifonia e intertextualidade. São Paulo: Edusp, 2003.
JENNY, Laurent. A estratégia da forma. In: JENNY, Laurent et al. Intertextualidades. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
KOCH, Ingedore G. V. A intertextualidade como critério de textualidade. In: FÁVERO, L. L., PASCHOAL, M.S.Z. Lingüística Textual, Texto e Leitura. São Paulo: EDUC, 1986.
KRISTEVA, Júlia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva S.A., 1974.
MESERANI, Samir. O intertexto escolar sobre leitura, aula e redação. São Paulo: Cortês, 1995.
PAULINO, Graça, WALTY, Ivete, CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Lê, 2ed, 1997.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e Cia. São Paulo: Ática, 2002.
SILVA, Cláudia Maria Gil. O intertexto em Chapeuzinho: uma releitura das formas de intertextualidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2003.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.