Maldições, Fetiches e Comunismo na Crítica da Economia Política: a teoria da alienação de Karl Marx

Autores

  • Rodrigo Castelo Branco Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n6.942

Palavras-chave:

Alienação, Capitalismo, Comunismo, Karl Marx

Resumo

No plano econômico, a alienação e o poder do capital sobre a classe trabalhadora cresceram de tamanho com o desmonte do Estado do Bem-Estar Social e o fim do socialismo real. O dólar, com a extinção dos acordos monetário-financeiros de Bretton Woods, perdeu seu lastro com qualquer mercadoria-padrão e tornou-se a moeda internacional por excelência, expandindo o poder imperalista estadunidense a níveis nunca antes experimentado por qualquer potência dominante. O fetichismo da mercadoria, que encontra sua expressão máxima no dinheiro, atingiu um patamar no qual o capital parece se reproduzir por si só – dinheiro que gera dinheiro (D-D´) – ganhando vida própria e subordinando os interesses dos trabalhadores aos interesses da classe capitalista. Estas são algumas das questões contemporâneas com as quais os pensadores marxistas se defrontam. Será que as categorias ‘alienação’, ‘fetichismo da mercadoria’ e ‘reificação’ são capazes de nos auxiliar no entendimento da atual fase do capitalismo, quando o capital a juros parece dominar a tudo e todos? O presente trabalho não pretende responder a tal questão complexa: o seu objetivo é tão somente traçar um panorama teórico da problemática da alienação e do fetichismo da mercadoria na obra teórica de Karl Marx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELO BRANCO, Rodrigo. Capitalismo e classes sociais: notas críticas sobre o percurso teórico de Karl Marx. In: Oikos, número 3. Rio de Janeiro: Instituto de Economia/UFRJ, 2004.

GOLDMANN, Lucien. A reificação. In: Dialética e cultura. Lucien Goldmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HYPPOLITE, Jean. Lukács y el joven Hegel. In: Lukács. Diversos autores. Buenos Aires: Editorial Jorge Alvarez, 1969.

LENIN, V.I. As três fontes do marxismo. 2ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

LUKÁCS, Georg. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1979.

MANDEL, Ernest e NOVACK, George. The marxist theory of alienation. 8th edition. New York: Pathfinder, 2001 [1970].

MARCUSE, Herbert. Novas fontes para a fundamentação do materialismo histórico (interpretação dos recém-publicados manuscritos de Marx). In: Materialismo histórico e existência. Herbert Marcuse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968 [1932].

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004 [1844]

___. Prefácio a Para a Crítica da Economia Política. In: Para a Crítica da Economia Política; Salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Karl Marx. São Paulo: Abril Cultural, 1982 [1857].

___. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (borrador) 1857-1858.Volúmenes 1 e 2. 4ª edición. Buenos Aires: Siglo XXI, 1974 [1857-58].

___. O Capital: crítica da economia política. Livro I, volume 1: o processo de produção do capital. 21ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 [1867].

MÉSZÁROS, István. Marx: a teoria da alienação. Rio de Janeiro: Zahar, 1981 [1970].

NETTO, José Paulo. Capitalismo e reificação. São Paulo: Ciências Humanas, 1981

NICOLAUS, Martin. Marx e o desconhecido. In: Marx e o socialismo. César Benjamin (org.) São Paulo: Expressão Popular, 2003.

RUBIN, Isaak Illich. A teoria marxista do valor. São Paulo: Brasiliense, 1980.

SCHAFF, Adam. Marxismo e existencialismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

CASTELO BRANCO, Rodrigo. Maldições, Fetiches e Comunismo na Crítica da Economia Política: a teoria da alienação de Karl Marx. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 6, p. 28–39, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n6.942. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/942. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.