O Trabalho do Assistente Social no Poder Judiciário: a Realização do Estudo Social e a Elaboração do Parecer Técnico

Autores

  • Mônica Santos Barison Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n6.945

Palavras-chave:

Trabalho do Assistente Social, Parecer Social, Campo Sócio-Jurídico

Resumo

Este artigo pretende contribuir no processo de sistematização do debate acerca do trabalho do assistente social no Tribunal de Justiça, com ênfase nos aspectos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos que fundamentam a realização do estudo e a elaboração do parecer social. O debate ora travado aglutina as proposições de diferentes autores que abordam a temática, na perspectiva de elucidar a produção científica sobre o trabalho do assistente social no campo sócio-jurídico. Neste espaço sócio-ocupacional, a feitura do estudo social e a emissão do parecer têm sido identificadas como atividades que, historicamente, marcaram o exercício profissional. Assim, consideramos relevante produzir questões que contribuam com a qualificação do assistente social para o desempenho de tais funções. Outrossim, este material servirá de subsídio didático para a disciplina que compõe a grade curricular do Curso de Serviço Social do UniFOA,  intitulada “0 Serviço Social e o Campo Sócio-Jurídico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo, Cortez: 2002.

BATISTA, M. V. A produção do conhecimento social contemporâneo e sua ênfase no Serviço Social. Cadernos ABESS, nº 05, São Paulo: Cortez, 1992.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

FARIA, J. O poder judiciário nos universos jurídicos e sociais: esboço para uma discussão de política judicial comparada. Serviço Social e Sociedade, nº 67, ano XXII, São Paulo: Cortez, 2001.

FÁVERO, E. O estudo social; fundamentos e particularidades de sua construção na área judiciária. CFESS (org). O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos. São Paulo: Cortez, 2003.

GUERRA, I. Instrumentalidade do Processo de Trabalho e Serviço Social .Serviço Social e Sociedade, nº 62, ano XXI, São Paulo: Cortez, 2000.

IAMAMOTO, M. Projeto profissional e trabalho do assistente social: o Serviço Social no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. FÁVERO, E et ali (org). O Serviço Social e a psicologia no Judiciário. São Paulo: Cortez, 2005.

____________. Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.

____________. Questão social, família e juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sócio-jurídica. SALES, M. et ali (org). Política Social, Família e Juventude: Uma Questão de Direitos. São Paulo: Cortez, 2004.

MINAYO, M. O desafio do conhecimento. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec- Abrasco, 1992.

MIOTO, R. Perícia Social: proposta de um percurso operativo. Serviço Social e Sociedade, nº 67, ano XXII, São Paulo: Cortez, 2001.

PONTES, R. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1997.

SILVA, M. Um novo fazer profissional.CFESS- ABEPSS- CEAD/NED –UnB. O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000.

YASBEK, M. Os fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade.CFESS- ABEPSS- CEAD/NED –UnB. O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

BARISON, Mônica Santos. O Trabalho do Assistente Social no Poder Judiciário: a Realização do Estudo Social e a Elaboração do Parecer Técnico. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 6, p. 49–62, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v3.n6.945. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/945. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.