Processo de modelagem virtual para a fabricação de um protótipo de um veículo compacto de passeio

Autores

  • Otávio Augusto Guerra Siqueira Discente do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Júlia Silva dos Santos Auad Leal Designer pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Luana Fernandes Designer pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Darwin Rodrigues Mota Docente do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Cristiana de Almeida Fernandes Docente do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Luis Cláudio Belmonte dos Santos Docente do Curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1116

Palavras-chave:

Modelagem, Virtual Arquivo 3D, Software, Carro compacto

Resumo

O presente estudo se baseia na teoria sobre ensino em Design de Gui Bonsiepe (2002, p.59 apud GUILLERMO), que se refere à prática em Cursos Superiores como “fazer experiências”. Contudo, Alvaro Guillermo (2002;p.60) comenta que isso não afirma que com a prática não se possa produzir novos conhecimentos, mas alerta a necessidade de registrar e teorizar. Guillermo ainda corrobora explicitando que os cursos de Design do Brasil têm se dedicado a preservar, como função principal, a transmissão das técnicas comprovadas pela prática. Sendo esse, apontado como o principal argumento que pretende abordar os métodos de modelagem - processo de elaboração em 3D e rendering, para demonstração de um carro ecológico e elétrico que está sendo criado em parceria entre o Curso de Design do UniFOA e o Eng. Fabiano Lombardi. Para o desenvolvimento desse estudo foram analisadas diversas adequações virtuais para comportar o desenho do projeto, tornando possível a utilização de um maquinário que, de maneira física, consolidará o modelo em escala real. O objetivo é demonstrar as abordagens metodológicas utilizadas com o intuito de facilitar o entendimento e compreensão do “cliente” na visualização do produto, bem como a adequação necessária dos arquivos digitais para o processo de fabricação do mockup. Muito mais do que isso, o ensaio que se segue, promete relatar a experiência imagética, usando recursos computacionais como demonstração de resultados práticos, pois, como afirma Gui Bonsiepe, “o futuro é o espaço do Design.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOUTO, Alvaro Guillermo G. Design: do virtual ao digital. São Paulo: Demais Editora; Rio de Janeiro: Rio Books, 2002. 110p.

NOJIMA, Vera Lúcia; LEON, Márcia Ponce de; ALMEIDA JR, Licinio Nascimento de. A transversalidade como práticas nas linhas e entrelinhas do design. Anais do 7o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design – P&D Design, 2006, realizado em Curitiba, organizado pela Associação de Ensino do Design no Brasil – AenD-BR.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

_______. O que é virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1997.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para design de novos produtos. 2. São Paulo, Brasil: Edgard Blücher, 1998.

VOLPATO, N. (organizador). Prototipagem Rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Blucher, 2007.

MACEDO, G. M. A. Comparação entre duas diferentes tecnologias de prototipagem rápida na concepção de novos produtos: estereolitografia e modelagem por deposição de material fundido (FDM) - Um estudo de caso. Monografia. UFJF, 2010.

IIDA, Itiro. Ergonomia projeto e produto. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

NOJIMA, V. L. M. dos Santos. O papel da Universidade na conquista da independência. Estudos em Design V. V, n.2 (dez), 1997. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HARRIS, Paul; AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MINETTE, J.L. Análise de fatores operacionais e ergonômicos na operação de corte florestal com motosserra. Viçosa, 1996, 2111p. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) - Curso de Pós graduação em Ciência Florestal, Universidade Federal de Viçosa, 1996.

GRANDJEAN, E. Fitting the task to the man. 4th edition. London: Taylor & Francis. 1988.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Como Citar

SIQUEIRA, Otávio Augusto Guerra; LEAL, Ana Júlia Silva dos Santos Auad; FERNANDES, Luana; MOTA, Darwin Rodrigues; FERNANDES, Cristiana de Almeida; SANTOS, Luis Cláudio Belmonte dos. Processo de modelagem virtual para a fabricação de um protótipo de um veículo compacto de passeio. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. Esp, p. 91–101, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1116. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1116. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)