Programas de intervenção de educação nutricional no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1esp.1219Keywords:
Educação Nutricional Âmbito Escolar Pesquisa Qualitativa ProblematizaçãoAbstract
Este estudo busca identificar o “estado da arte” dos trabalhos que tratam das intervenções de educação nutricional no meio escolar. Foram analisados 23 artigos, que se dividiram em três categorias: estudo epidemiológico em escolas, avaliação de aprendizagem de discentes e docentes e, educação nutricional nos Parâmetros Curriculares Nacionais e matriz curricular. Na primeira categoria notou-se que a obesidade era fator predisponente das patologias analisadas, na qual os autores concluíam que a educação nutricional é importante, sem propor ações de intervenção. Na segunda categoria foram aplicados questionários e outros métodos para avaliar o conhecimento de discentes e docentes sobre o tema, utilizando metodologia quantitativa em sua maioria. A última categoria propõe a inserção de temas transversais na matriz curricular do ensino fundamental, o que contribui para a promoção da saúde, já que um dos temas é saúde. Conclui-se que há carência de estudos nessa área, cujo objeto seja o processo de educação nutricional, além da falta da utilização da abordagem qualitativa como metodologia.Downloads
References
Boog MCF. Educação nutricional em serviços públicos de saúde. Cad. Saúde Pública 1999; 2 suppl 15:139-147.
Santos LAS. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr. Out 2005; 5(18):681-692.
Sobral NAT, Santos SMC. Proposta metodológica para avaliação de formação em alimentação saudável. Rev. Nutr. Jun 2010; 3(23):399-415.
Associação Brasileira de Nutrição. PNAE é detalhado aos representantes dos Conseas Estaduais, 2009. Disponível em:< http://www.asbran.org.br/sitenovo/ noticias.php?dsid=358>. Acesso em: outubro 2010.
Lopes MSV, Saraiva KRO, Fernandes AFC, Ximenes LB. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto contexto - enferm. Set 2010; 3(19):461-468.
Bizzo MLG, Lídia L. Educação nutricional nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Rev. Nutr. Out 2005; 5(18):661-667.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília:MEC/SEF, 1997. 126p.
Cervato AM, Derntl AM, Latorre MRDO, Marucci MFN. Educação nutricional para adultos e idosos: uma experiência positiva em Universidade Aberta para a Terceira Idade. Rev. Nutr. Fev 2005; 1(18):41-52.
Franco AC, Boog MCF. Relação teoriaprática no ensino de educação nutricional. Rev. Nutr. Dez 2007; 6(20):643-655.
Davanço GM, Taddei JAAC, Gaglianone CP. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Rev. Nutr. Jun 2004; 2(17):177-184.
Boog MC, Vieira CM, Oliveira NL, Fonseca O, L’abbate S. Utilização de vídeo como estratégia de educação nutricional para adolescentes: comer... o fruto ou o produto?. Rev. Nutr. Set 2003; 3(16):281-293.
Gomes BMR, Alves JGB. Prevalência de hipertensão arterial e fatores associados em estudantes de Ensino Médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, Brasil, 2006. Cad. Saúde Pública. Fev 2009, 2(25):375-381.
Fernandes OS, Bernardo CO, Campos RMMB, Vasconcelos FAG. Avaliação do efeito da educação nutricional na prevalência de sobrepeso/obesidade e no consumo alimentar de escolares do ensino fundamental. J. Pediatr. Ago 2009; 4(85):315-321.
Barreto, Anna Christina do Nascimento Granjeiro, Brasil, Lana do Monte Paula and Maranhão, Hélcio de S. Sobrepeso: uma nova realidade no estado nutricional de pré-escolares de Natal, RN. Rev. Assoc. Med. Bras., Ago 2007, vol.53, no.4, p.311-316. ISSN 0104-4230
An Benjamin S, Ammerman AS, Ward DS, Ball SC, Sommers JK, Molloy M, Dodds JM. An Intervention to Promote Healthy Weight: Nutrition and Physical Activity Self-Assessment for Child Care (NAP SACC) Theory and Design. Prev Chronic Dis. 2007 July; 3(4):01-12.
Tuma, RCFB, Costa THM, Schmitz BAS. Avaliação antropométrica e dietética de pré-escolares em três creches de Brasília, Distrito Federal. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. Dez 2005; 4(5):419-428.
Rodrigues RM, Boog MCF. Problematização como estratégia de educação nutricional com adolescentes obesos. Cad. Saúde Pública. Maio 2006; 5(22):923-931. Gadotti M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. Editora ática, 8ª edição, 2004. Pg 32-35
Freire P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 3ª Edição. 1997.
Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública. Out 2003; 5(19):1527-1534.
Santos ALC. Didática, Fundação Cecierj. Rio de Janeiro 2008. 2(1):174p
Başkale, Hatice et al. Use of Piaget’s theory in preschool nutrition education. Rev. Nutr., Dec 2009; 6(22)905-917.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento – pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec; Rio de Janeiro: Editora Abrasco, 1999.
Oliveira, MM. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008; 184p.
Iuliano BA, Mancuso AMC, Gambardella AMD. Educação nutricional em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos-SP. O Mundo da Saúde. 2009; 33(3):264-272
Schmitz BAS, Recine A, Cardoso GT,
Silva JRM, Amorim NFA, Bernardon R, Rodrigues MLCF. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar. Cad. Saúde Pública. 2008; 2suppl 24:312-322.
Yokota RTC, Vasconcelos TF, Pinheiro ARO, Schmitz BAS, Coitinho DC, Rodrigues, MLCF. Projeto “a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”: comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Rev. Nutr. Fev 2010; 1(23):37-47.
Bernardon R, Silva JRM, Cardoso GT, Monteiro RA, Amorim NFA, Schmtiz BAS, Rodrigues MLCF. Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Rev. Nutr. Jun 2009; 3(22):398-398.
Iuliano BA. Atividades para promoção de alimentação saudável em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos –SP. [Dissertação de Pós-graduação]. São Paulo: Universidade de São Paulo - Faculdade de Saúde Pública; 2008.
Gabriel CG, Santos MV, Vasconcelos FAG. Avaliação de um programa para promoção de hábitos alimentares saudáveis em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. Set 2008; 3(8):299-308.
Silva ACA, Telarolli RJ, Monteiro MI. Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil. Ciênc. educ. (Bauru). 2010; 1(16):199-214.
Zancul MS, VALETA LN. Educação nutricional no ensino fundamental: resultados de um estudo de intervenção. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr. 2009; 3(34):125-140.
Domene SMA. A escola como ambiente de promoção da saúde e educação nutricional. Psicol. USP. Dez 2008; 4(19):505-517.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.