Influência de membros no teste de flexibilidade seat and reach em universitárias
Keywords:
Flexibilidade. Teste sentar e alcançar. Universitárias. Coluna lombar.Abstract
O nível de flexibilidade dos Isquiotibiais e a mensuração de seu comprimento pode responder às possíveis disfunções e lesões causadas pela alteração de sua flexibilidade, levando a lesões musculares e alterações biomecânicas que causam pubalgias, lombalgias, tendinite se desvios posturais (CARDOSO, 2007). O teste sentar e alcançar é um dos testes mais utilizados para mensurar flexibilidade da coluna lombar e dos músculos isquiotibiais, no entanto da maneira como era administrado não permitia identificar as diferenças no comprimento de membros ou diferenças e a influência destes na medida da flexibilidade (WILMORE e COSTILL, 1988). O objetivo deste estudo foi verificara influência do tamanho dos membros na mensuração da flexibilidade, de acordo com Werner et al. (1992), no teste de sentar e alcançar modificado, em universitárias. A amostra se constituiu de 40 alunas (22,14 ± 3,38 anos) do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do município de Barra Mansa. Para se determinar se o tamanho dos membros influencia a medida e sua respectiva classificação foi utilizado o teste t de student, através do programa SPSS 17.0 for Windows. Avaliando a execução padrão do teste obtivemos a média de 33,75 ± 8,16, enquanto o teste corrigido pelo tamanho dos membros apresentou valores de 40,36 ± 6,95.O valor de t observado foi de 11,004 com probabilidade associada próxima de zero. Podemos concluir assim que o tamanho de membros pode interferir de maneira significativa na medida final da flexibilidade. Ao comparamos as médias e comparando com a respectiva faixa etária, a flexibilidade se classificaria, no teste padrão como Regular, enquanto no teste modificado como Muito Alta, de acordo com o ACSM (2000). De acordo com os resultados apresentados podemos concluir que o teste modificado, apresenta alterações dos resultados, com melhora significativa dos resultados para os indivíduos levando em consideração tais parâmetros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.