Estudo e avaliação de rebolo híbrido constituído de grãos abrasivos óxido de alumínio (Al2O3) e carbeto de silício (SiC) para retificação de aço SAE 1045 e latão C360

Authors

  • Eduardo Pereira de Barros Empresa Saint-Gobain Programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UNIFOA
  • Katia Cristiane Gandolpho Candioto Escola de Engenharia de Lorena, USP.
  • Monique Osorio Talarico da Conceição Programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UNIFOA Departamento de Engenharia Mecânica do UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.1693

Keywords:

Retificação. óxido de alumino. carbeto de silício.

Abstract

De uma maneira geral, as ferramentas abrasivas podem ser definidas quanto às variações de produção e desempenho basicamente manipulando três elementos distintos no projeto da ferramenta abrasiva: grão abrasivo, ligante e porosidade. Desta forma é possível a variação do triângulo de constituição de um rebolo de maneira que ele se adapte a operação e ao material a ser retificado. Para realização deste estudo foi utilizado ferramentas abrasivas constituídas de variações de óxido de alumínio (Al2O3) e carbeto de silício (SiC) na retificação de corpos de prova produzidas em aço SAE 1045 e latão C360. Os rebolos abrasivos foram produzidos utilizando variações de grãos (óxido de alumínio e carbeto de silício) desde o grão puro até proporções de 25, 50 e 75 % de mistura. Os corpos de prova foram cortados no comprimento de 100 mm provenientes de uma barra única de secção 12,4 x 50 mm. Foram empregadas as seguintes técnicas experimentais: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), medição do módulo de elasticidade (Sonelastic), termometria laser e rugosimetria, com o objetivo de evidenciar as diferenças de acabamento, rugosidade e danos superficiais causados pelas diferentes combinações de grãos utilizadas. Também foi realizado a medição de potência consumida (FIS) durante o processo de retificação com o propósito de identificar qual rebolo apresenta o menor consumo de energia. Após as análises dos resultados verificou que a melhor combinação de grãos abrasivos foi de 25% Al2O3 e 75% SiC, tal rebolo apresentou um bom acabamento superficial e menor temperatura durante o processo de retificação o que gerou no menor consumo de energia. Para a condição de desbaste de velocidade de avanço trasnversal igual a 0,15m/s os resultados obtidos pelo rebolo considerado o de melhor desempenho foram de 102 °C de temperatura máxima, 3,9 µm de rugosidade média e 4,2 KW de consumo de potência para o aço SAE 1045 e 52 °C de temperatura máxima, 4,0 µm de rugosidade média e 0,5 KW de consumo de potência para o latão C360. Para a condição de acabamento de 0,07m/s os resultados obtidos pelo rebolo considerado o de melhor desempenho foram de 140 °C de temperatura máxima, 3,2 µm de rugosidade média e 1,0 KW de consumo de potência para o aço SAE 1045 e 53 °C de temperatura máxima, 4,0 µm de rugosidade média e 0,3 KW de consumo de potência para o latão C360.

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Author Biographies

Eduardo Pereira de Barros, Empresa Saint-Gobain Programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UNIFOA

Mestre em Materiais e Engenheiro Mecânico

Katia Cristiane Gandolpho Candioto, Escola de Engenharia de Lorena, USP.

Docente do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMAR - Escola de Engenharia de Lorena - USP

Monique Osorio Talarico da Conceição, Programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UNIFOA Departamento de Engenharia Mecânica do UNIFOA

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do UNIFOA e Departamento de Engenharia Mecânica do UNIFOA

References

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Published

2019-04-15

How to Cite

BARROS, Eduardo Pereira de; CANDIOTO, Katia Cristiane Gandolpho; CONCEIÇÃO, Monique Osorio Talarico da. Estudo e avaliação de rebolo híbrido constituído de grãos abrasivos óxido de alumínio (Al2O3) e carbeto de silício (SiC) para retificação de aço SAE 1045 e latão C360. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.1693. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1693. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Tecnologia e Engenharias

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