A Utilização de Novas Tecnologias no Ensino Fundamental voltadas a Temática da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1706Keywords:
tecnologia, ensino fundamental, educação ambiental, ciênciasAbstract
Geralmente os alunos do Ensino Fundamental revelam interesse sobre temáticas ambientais em virtude de este ser um dos temas mais discutidos na atualidade. Eles demonstram animação em fazer algo em prol do meio ambiente, concordam e ressaltam a importância da escola trabalhar essas questões, e, assim, adquirirem conhecimentos de como melhor preservá-lo. É preciso despertar nos alunos a reflexão para a ação, prática, mudança de postura, hábitos, transformação de atitudes que remetam à proteção e à valorização do meio ambiente no seu próprio cotidiano, além de identificar os principais impactos ambientais causados pelo ser humano, parte desta realidade. Entende-se que estratégias e metodologias educacionais diferenciadas são recursos que podem contribuir para tornar as aulas mais interessantes, proporcionando ao aluno uma participação mais ativa. Desta forma, com o objetivo de incentivar o uso de recursos didáticos práticos, pretende-se aplicar a tecnologia como estratégia metodológica no Ensino de Ciências. Como produto final de uma dissertação de um curso de Mestrado Profissional, está sendo confeccionadoum blog voltado para o Ensino Fundamental, com temas atuais e interessantes de Meio Ambiente para professores e alunos, vindo ao encontro da necessidade de proporcionar uma eficiente aprendizagem, auxiliando na construção do conhecimento científico. O blog apresentará aos usuários fóruns de discussões, experiências, modelos para serem reproduzidos nas feiras de ciências, curiosidades, entre outros. E, o mesmo, deverá ser divulgado em escolas das redes públicas e particulares para que vários alunos de Ensino Fundamental tenham acesso à informação de forma lúdica, interativa, aperfeiçoando o aprendizado, principalmente nas áreas ambientais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.