Biodiversidade dos parasitos de peixes marinhos comercializados na cidade Volta Redonda, Estado do Rio De Janeiro, Brasil: parasitos de Thyrsitops lepidopoides (Cuvier, 1832) (Osteichthyes: Gempylidae)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1714Keywords:
Thyrsitops lepidopoides, Gempylidae, Metazoários parasitosAbstract
A lanceta, Thyrsitops lepidopoides (Cuvier, 1832)(Gempylidae) é um peixe de pequeno porte, de aproximadamente 40cm de comprimento e hábito pelágico. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos. No Atlântico Ocidental ocorre do Estado do Rio de Janeiro até a Argentina. Entre outubro de 2011 e junho de 2012 foram necropsiados 55 espécimes de T. lepidopoides provenientes do litoral do Estado do Rio de Janeiro (21 - 23°S, 41 - 45°O), sendo necropsiados para o estudo de sua comunidade de metazoários parasitos. As necropsias, coletas e processamento dos parasitos foram realizados no Laboratório de Zoologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Os espécimes mediram 30,8 ± 3,4 (22,3 - 36) cm de comprimento total, sendo sete machos (22,3 ± 1,4; 22,3 - 27cm) e 48 fêmeas (31,6 ± 3; 23,5 - 36cm). Todos os espécimes de T. lepidopoides estavam parasitados por pelo menos uma espécie de metazoário. Foram identificadas dez espécies de metazoários parasitos: três digenéticos, três monogenéticos, um acantocéfalo e três nematóides. Foram coletados 2632 parasitos com média de 47,8 ± 34,7 por hospedeiro. Os digenéticos, monogenéticos, acantocéfalos e nematóides corresponderam a 68,9%, 1,5%, 10,3% e 19,3% do total de parasitos coletados, respectivamente. O digenético Lecithochirium microstomum Chandler, 1935 (Hemiuridae) foi o parasito mais prevalente (100%) e abundante (25,7 ± 12,9).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.