Dermatoses prevalentes nos idosos atendidos na Policlinica UniFOA entre 2002 e 2010
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1834Keywords:
dermatoses, idosos, prevalênciaAbstract
Estudos demonstram que, comparados com outros grupos de doenças, as dermatoses estão entre as mais freqüentes patologias em consulta com médico generalista. Além disso, a faixa etária de 60 anos ou mais (idosos) é particularmente relevante, tendo em vista o envelhecimento gradual da população e necessidade cada vez maior de serviço médico qualificado direcionado a este grupo populacional para diagnosticar e tratar as doenças específicas desta idade. São necessários estudos epidemiológicos para determinar as dermatoses prevalentes, de modo a planejar melhor o atendimento e estabelecer prioridades e estratégias de cuidado, definindo áreas da Dermatologia que necessitam de maior atenção. O presente estudo tem o objetivo de conhecer a prevalência das dermatoses nos idosos atendidos pela especialidade Dermatologia da Policlínica do UniFOA, de modo a prover subsídios para melhorar o atendimento. Como metodologia, informações foram obtidas a partir de prontuários de 4.928 pacientes atendidos pela Dermatologia na Policlínica-UniFOA e dados referentes a fevereiro de 2002 até maio de 2010 foram transferidos para um banco de dados e armazenados em computador. Diagnósticos dermatológicos foram divididos em grandes categorias para efeito de análise, realizada com o auxílio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences. Os idosos corresponderam a 10,24% do total e, dentre eles, a mediana foi de 67 anos. Dermatoses infecciosas/infestações corresponderam a maioria dos casos (24,2%), seguida por eczemas (19,8%) e fotoenvelhecimento (8,9%). As neoplasias representaram 3,8% das afecções cutâneas. Saber quais são as doenças dermatológicas que mais comumente acometem este parcela de pacientes é importante para a otimização de estratégias voltadas ao seu diagnóstico e tratamento, principalmente daquelas que tem maior prevalência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.