Restrição calórica: uma abordagem sobre a alimentação com vista a uma melhor qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2006Keywords:
longevidade, qualidade de vida, restrição calóricaAbstract
Devido aos apelos dos comerciais que, às vezes, não objetivam a saúde, surgiu o interesse da confecção deste artigo que tem como objetivo, promover uma reflexão sobre a busca da qualidade de vida por meio da restrição calórica. O método da pesquisa foi bibliográfico, reunindo informações pertinentes ao assunto em questão. Vários autores defendem suas hipóteses sobre o benefício da restrição calórica em humanos que ainda não estão bem estabelecidos, mas em estudos com roedores, promoveu o aumento do tempo de sobrevivência. Embora a restrição calórica auxilie no estudo do envelhecimento em humanos, a segurança alimentar deve ser preservada, visto que dietas restritivas ao longo prazo não são aconselháveis e requerem cuidados, não devendo durar muito tempo. Alguns autores defendem que a restrição calórica pode ser benéfica para o organismo através da diminuição da produção dos radicais livres gerados no processo de metabolização dos nutrientes. Outros defendem a ideia de que a pessoa quando emagrece, a sua gordura, principalmente a branca, secreta um hormônio chamado adiponectina que aumenta a sensibilidade à insulina. Há autores que abordam sobre os benefícios da restrição calórica na prevenção da doença Alzheimer e Parkinson. A conclusão é que não acontece um benefício isolado no organismo sujeito à restrição calórica, mas sim vários eventos fisiológicos que favorecem a nossa saúde e prevenção de doenças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.