A visualidade da geração Brock: uma leitura da cultura jovem brasileira da década de 80
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2039Keywords:
design, rock, consumo, juventudeAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as formas simbólicas visuais do movimento de cultura jovem brasileira Brock, sigla criada pelo jornalista Arthur Dapieve para designar o fenômeno da consolidação do rock brasileiro nos anos 1980. O conceito de “juventude” vem ganhando destaque na realidade contemporânea. Desconectada de um grupo etário especifico ela passou a significar um valor que deve ser conquistado e mantido, em qualquer idade, através da adoção de formas de consumo de bens e serviços apropriados. Atualmente produtos que emanam juventude tem alta cotação comercial. Considerando que esta é a estética predominante na atualidade, parece muito pertinente buscar levantar a visualidade de um período histórico tão significativo na construção da identidade da juventude nacional. Esta é uma pesquisa de cunho histórico que utiliza como caminho metodológico a Hermenêutica de Profundidade de Thompson, um processo interpretativo composto por três fases mutuamente interdependentes e complementares: a análise sócio histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. A primeira fase, a análise sócio histórica, tem como objetivo reconstruir as condições sociais e históricas de produção, circulação e recepção das formas simbólicas. Depois a análise formal ou discursiva possui como finalidade básica a análise da organização interna das formas simbólicas, com suas características estruturais, seus padrões e relações. Finalizando a análise ideológica, o processo de síntese visa, então, a construção criativa de possíveis significados para aquilo que foi veiculado pela mídia da época. Com o auxílio da análise sócio histórica e da análise formal discursiva, o objetivo é relacionar todos esses elementos, interpretando a ideologia subjacente ao discurso midiático. Com certeza, esse movimento de análise e síntese nos ajuda a elucidar os significados relacionados a diferentes formas simbólicas, permitindo-nos a reflexão de como esse fenômeno se inseriu num contexto social mais amplo e como ele afetou as relações em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.