O protagonismo social da mulher brasileira na atualidade: a contribuição do movimento feminista na conquista dos direitos das mulheres

Autores

  • F. A. Reis UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • K. M. Nishimura UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2068

Palavras-chave:

mulheres, movimentos sociais, protagonismo social

Resumo

A participação da mulher na sociedade brasileira há muito não se limita ao papel de mãe e dona de casa. As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas desencadearam profundas mudanças inclusive a redefinição do papel das mulheres, que aos poucos deixaram de se limitar à esfera doméstica e ocupam diferentes funções na sociedade brasileira. A mulher tem se destacado socialmente ocupando posições de destaque em cargos públicos, chefiando família na maioria dos lares brasileiros e, se constituído, também, como importante ator na luta pela garantia de seus direitos. As mulheres vêm participando da construção de uma sociedade mais justa, por meio de movimentos organizados e reivindicativos. Para entendermos esse cenário atual em que as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho, na arena política, entre outros espaços, se faz necessário considerar que o Movimento Feminista foi um elemento fundamental nesse processo de conquistas. Este trabalho apresenta os resultados parciais de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo tratar da contribuição do Movimento Feminista e de Mulheres no Brasil, a partir da década de 60, para o protagonismo social da mulher na atualidade. O tratamento da questão proposta foi realizado a partir do levantamento e da revisão de literatura temática acerca do papel da mulher na sociedade brasileira. A partir do contato com essa bibliografia procurou-se construir um histórico desses movimentos sociais e da contribuição deles na construção desse papel social desempenhado pelas mulheres nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

REIS, F. A.; NISHIMURA, K. M. O protagonismo social da mulher brasileira na atualidade: a contribuição do movimento feminista na conquista dos direitos das mulheres. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 252, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2068. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2068. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.