Zé Carioca, o impacto do estereótipo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2083Keywords:
Zé Carioca, estereótipo, semiótica, design gráfico, quadrinhosAbstract
Este projeto estuda o nascimento e o impacto do estereótipo no desenvolvimento cognitivo infantil e no que isso implica em sua vida adulta, e propõe a reconfiguração gráfica sob uma ótica brasileira da História em Quadrinho “Turistas em Férias” da revista quinzenal de Walt Disney “Zé Carioca”, Ano XXIV, nº 1159, 25/01/74, objeto de estudo deste trabalho. Zé Carioca foi criado na Segunda Guerra Mundial com o objetivo de aproximar o Brasil dos Estados Unidos e afastar influências nazistas do país. Sua imagem e personalidade são estereótipos do brasileiro que foram disseminados pelo mundo através da comunicação de massa. Os quadrinhos da personagem alcançaram nível internacional, mas, dentro do Brasil também faziam grande sucesso, expondo crianças a uma imagem brasileira equivocada. A difusão de imagens com baixo teor de significação colabora para a perda de identidade nacional, e resgatar a cultura através da aplicação do Design Gráfico em uma nova proposta de Quadrinho do Zé Carioca, mostrando que é possível utilizar a imagem para intelectualizar o público.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.