Análise de modelos de correção atmosférica para imagens do satélite Worldview-2
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2092Keywords:
Flaash, ENVI, Atcor, PCI GeomaticaAbstract
A aquisição de imagens de satélite, principalmente na faixa espectral do visível, depende das condições meteorológicas no momento da aquisição. A radiação solar ao entrar na atmosfera interage com os diferentes gases presentes, podendo ocorrer reflexão ou absorção da radiação. Parte da radiação que chega a superfície terrestre é refletida de forma diferente, pelos diversos tipos de cobertura presentes, água, solo, vegetação, área construída, etc, e volta em direção ao espaço. Neste caminho de volta, interage novamente com os gases da atmosfera. A correção atmosférica de imagens de satélite é feita com a intenção de minimizar os efeitos atmosféricos na radiância de uma cena, visto que a atmosfera, por causa dos fenômenos de espalhamento, absorção e refração da energia eletromagnética, afeta a radiância refletida pela superfície que é captada pelo sensor. O objetivo do projeto é analisar três modelos de correção atmosférica disponíveis para imagem Worldview-2, da região de Petrópolis, a fim de comparar e avaliar sua eficiência. Serão testados três modelos de correção atmosférica, o Flaash, presente no software ENVI e os modelos Atcor-2 e Atcor-3, presentes no software PCI Geomatica. A qualidade da correção atmosférica será medida através da comparação das curvas espectrais (gráficos que representam a radiação refletida por um determinado objeto) da vegetação, do solo e da água antes e depois da correção atmosférica e entre as imagens corrigidas pelos diferentes modelos. Essas curvas serão comparadas às curvas espectrais esperadas para as diferentes classes, presentes na literatura. A curva espectral que mais se aproximar da curva padrão, obteve melhor resultado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.