Elaboração de um manual de prevenção à dengue por alunos do 7º ano do ensino fundamental a partir de atividades paradidáticas

Autores

  • M. F. Alves-Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. S. Meirelles UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2215

Palavras-chave:

manual, dengue, ensino fundamental

Resumo

A dengue é uma das principais doenças transmitidas por vírus, com alta taxa de incidência, notificação significativa e casos letais no estado do Rio de Janeiro e tem se constituído tema de discussão nas práticas sobre educação e saúde. Neste trabalho apresentamos o relato de experiência sobre a utilização de atividades paradidáticas para a construção do conhecimento por alunos do 7º ano de uma escola pública. Esta atividade está inserida no Projeto Dengue, desenvolvido no primeiro bimestre letivo. Em um primeiro momento os alunos tiveram acesso a leitura e interpretação de textos, pesquisa em jornais, livros e links da Internet. Após a primeira semana de atividades, assistiram ao filme “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti para combatê-lo é preciso conhecê-lo”, o que gerou discussões sobre o tema. Após as leituras e a discussão em sala de aula, cada aluno construiu um desenho que representava o seu entendimento sobre o tema. Àqueles que melhor expressavam as formas de prevenção foram utilizados para compor o Manual de Prevenção sobre a Dengue. Este manual foi distribuído na comunidade pelos alunos. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas durante todo o projeto contribuíram para que os alunos se apropriassem do conteúdo levando-os a compreender a importância do tema estudado e promovendo a interação social entre alunos, professor e comunidade, aspecto considerado relevante no processo ensino aprendizagem despertando assim o interesse e a curiosidade por temas voltados para as questões sociais e o cuidado com a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

ALVES-OLIVEIRA, M. F.; MEIRELLES, R. M. S. Elaboração de um manual de prevenção à dengue por alunos do 7º ano do ensino fundamental a partir de atividades paradidáticas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 399, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2215. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2215. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>