Pedagogia crítico-superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola

Authors

  • Renan Santos Furtado Renan Furtado
  • Libório Lúcio Amorim Barreto UFPA/EAUFPA
  • Adso Haydemar Ferreira Ramos UEPA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2822

Keywords:

Pedagogia crítico-superado, Esporte coletivo, Modelo pendular.

Abstract

Trata-se de em ensaio que busca apresentar possibilidades teórico-práticas para o ensino dos esportes coletivos. Nosso escrito pode ser caracterizado como uma produção bibliográfica. Em relação aos nossos objetivos, pretendemos apresentar uma abordagem conceitual histórica do esporte e apontar as proximidades e possibilidades do modelo pendular se articular com a pedagogia crítico-superadora. Apontamos que a proposta de Bayer explicitada por Daolio pode proporcionar uma apreensão diferente das técnicas esportivas em relação às formas tradicionais e tecnicistas. Tendo essa base fundamental, o estudante poderá praticar e entender as diversas modalidades, desenvolvendo tanto valências físicas quanto uma concepção crítica do fenômeno esportivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renan Santos Furtado, Renan Furtado

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Libório Lúcio Amorim Barreto, UFPA/EAUFPA

Possui graduação em Educação Fíisica pela Universidade do Estado do Pará (1987). É especialista em Educação Física Escolar pela PUC de Minas Gerais.Atualmente é professor de ensino basico na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: Esporte, dança, ginástica e qualidade de vida.

Adso Haydemar Ferreira Ramos, UEPA

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Pará (2016). Cursando especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer- LEPEL, compondo a linha de políticas públicas. Tem aproximação com o debate sobre políticas publicas de esporte e lazer e formação de professores de Educação Física. Tem como área de interesse a Educação Física escolar, já teve experiências a partir de atuações no programa PIBID no qual atuou como bolsista.

References

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. Teoria da semicultura – Parte II. Revista “Educação e Sociedade” n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos do Estado. São Paulo: Editora presença, 1980.

AYUOB, E. Ginástica geral e educação física escolar. São Paulo: Editora da Unicamp, 2003.

ASSIS, S. A reinvenção do esporte: possibilidade da prática pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Baião; revisão Pedro Benjamin Garcia e Ana Maria Baeta. 7º. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BOURDIEU, P. Como é possível ser esportivo?. Paris, março de 1978.

BOURDIEU, P. Programas para uma sociologia do esporte. IN: BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BREGOLATO, R. Cultura corporal da dança. São Paulo: ícone, 2000.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. unijuí, 2014.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1997.

BRACHT, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3 ed. Ijuí: Unijui, 2005.

CAMPOS, L. Didática da Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

CASTELLANI, L. Pelos meandros da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, V. 14, Número 13, Maio/1993.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v. 10 n. 4 p. 99-104 outubro 2002.

ELIAS, N; DUNNING, E. A Busca da Excitação. Lisboa, Difel, 1992.

GAMBOA, S. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessárias. 2.ed. rev. e ampl. Maceió: EDUFAL, 2010.

GHIRALDELLI, P. Educação Física progressista: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 3. ed. Edições Loyola, São Paulo: Brasil, 1991.

GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.

HOBSBAWM, E. A invenção das tradições. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuf:Unijuf, 1991.

KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógicas do Esporte. Ijui: Unijuf, 1994.

MARX, K. Contribuições à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

PAIVA REIS, A et al. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea).

SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SOUSA, M. Esporte escolar: Possibilidade superadora no plano da cultura corporal. São Paulo: Ícona, 2009.

SOUSA, M; RAMOS, F. Educação Física e o mundo do trabalho: um dialogo com a atual reforma do ensino médio. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 71-86, setembro/2017.

STIGGER, M. P. Educação Física, esporte e diversidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

THOMAS, R. Histoire du sport. Paris, Universitaires de France, 1991.

TUBINO, M. Dimensões sociais do esporte. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Published

2019-08-01

How to Cite

FURTADO, Renan Santos; BARRETO, Libório Lúcio Amorim; FERREIRA RAMOS, Adso Haydemar. Pedagogia crítico-superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 83–94, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.2822. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2822. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.