Maquete dos sistemas binários Nb-B, Cr-Nb e Cr-B no triângulo de Gibbs como um produto didático de apoio ao estudo do sistema ternário Nb-Cr-B e ensino de diagramas de fase ternários.

Autores

  • Claudio Estanqueiros do Rêgo Aluno do Mestrado Profissional em Materiais – MEMAT – UniFOA.
  • Gilberto Carvalho Coelho Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Escola de Engenharia de Lorena – EEL-USP.
  • Antonio Augusto Araujo Pinto da Silva Aluno do Doutorado em Engenharia de Materiais da EEL-USP.
  • Maria Ismenia Sodero Toledo Faria Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Escola de Engenharia de Lorena – EEL-USP.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n2%20(Esp.).1170

Palavras-chave:

Produto, Maquete, Sistema ternário, Diagrama de fases.

Resumo

Uma maquete tridimensional para os sistemas binários Nb-B, Cr-Nb e Cr-B num triângulo de Gibbs foi desenvolvida visando à utilização de uma ferramenta didática para facilitar o estudo de diagramas de fases ternários e a necessidade de atender a demanda estabelecida para conclusão do curso de “mestrado profissional” envolvendo a apresentação de um produto. O sistema Nb-Cr-B é o foco da dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Materiais do UniFOA intitulada “Contribuição ao Desenvolvimento de Materiais Estruturais para Aplicações em Altas Temperaturas: Avaliação Experimental das Relações de Fases do Sistema NB-Cr-B na Região Nb – Cr – CrB – Nb3B4”. Esta maquete é constituída dos três subsistemas binários Nb-B, Cr-Nb e CrB, que permitem a construção do sistema ternário correspondente. Durante o desenvolvimento do trabalho de pesquisa do sistema ternário, foi identificada a necessidade de uma ferramenta tridimensional para facilitar o entendimento das relações de equilíbrio de fases deste sistema. A metodologia consistiu na reprodução dos subsistemas binários Nb-B, Cr-Nb e Cr-B em arame e fixação dos mesmos em uma base de acrílico contendo a representação gráfica do triângulo de Gibbs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KUZ’MA, Y.B.; TELEGUS, V.S. and KOVALYK, D.A. X-ray Diffraction Investigation of the Ternary Systems V-Cr-B, Nb-Cr-B and Mo-Cr-B. Poroshkovaya Metallurgiya, No. 5, (77), pp. 79-87, May, 1969.

MASSALSKI, T.B. Binary Alloy Phase Diagrams. ASM International, Vol. 1, 505-506,1990.

VENKATRAMAN, M. and NEUMANN, J. P. The Cr-Nb (chromium – Niobium) System. Bull. Alloy Phase Diagram, 7,(5), 462-466, 1986.

LIAO, P.K. and SPEAR, K.E. The B-Cr System Bull. Alloy Phase Diagrams, 7(3), 232-237, 1986.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

RÊGO, Claudio Estanqueiros do; COELHO, Gilberto Carvalho; SILVA, Antonio Augusto Araujo Pinto da; FARIA, Maria Ismenia Sodero Toledo. Maquete dos sistemas binários Nb-B, Cr-Nb e Cr-B no triângulo de Gibbs como um produto didático de apoio ao estudo do sistema ternário Nb-Cr-B e ensino de diagramas de fase ternários. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 2 (Esp.), p. 53–57, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n2 (Esp.).1170. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1170. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial Mestrado em Materiais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)