Estudo microestrutural dos compósitos de Espinélio-Zircônia aplicados em implantes odontológicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n2%20esp.1187Palabras clave:
Caracterização Compósito espinéliozircônia DurezResumen
O compósito Espinélio-Zircônia é obtido a partir da homogeneização do espinélio, que é uma estrutura tipo “AB2 O4 ”, e da Zircônia “ZrO2 ”, com sua matriz polimórfica e que se transforma de tetragonal para monoclínica em 1170°C. Nesta pesquisa, as caracterizações empregadas para o compósito espinélio-zircônia foram Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) da superfície de fratura e dureza por microindentação Vickers das amostras embutidas em baquelite, que foram submetidas à preparação ceramográfica. Dentre as amostras submetidas ao teste da dureza por microindentação Vickers, a que apresentou melhor resultado foi a de proporção 80/20, 278 HV.Descargas
Citas
ASHBY, Michael F; JONES, David R. H; MARQUES, Arlete Simille (Tradutor). Engenharia de materiais: uma introdução a propriedades, aplicações e projeto. MARQUES, Arlete Simille (Tradutor). Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
ASKELAND, Donald R; PHULE, Pradeep Prabhakar. Ciência e engenharia dos materiais. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
CALLISTER JR, William D; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
DUARTE, Daniel Gomes. Síntese e processamento de compósitos à base de alumina e zircônia com infiltração de fase vítrea para aplicações odontológicas, dissertação de mestrado, IPEN, São Paulo, 2009.
SHACKELFORD, James F. Ciência dos materiais. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
SMITH, William F.; HASHEMI, Javad. Fundamentos de engenharia e ciência dos materiais. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.