Metacognição como proposta pedagógica nos cursos de Terapia Ocupacional: priorização do raciocínio clínico

Autores/as

  • Márcia Regina De Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
  • Leonardo Valesi Valente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Pedro Henrique Maraglia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
  • Marcos Antônio Gomes Brandão Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Mauricio Abreu Pinto Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n36.1330

Palabras clave:

metacognição, raciocínio clínico, Terapia Ocupacional

Resumen

O raciocínio clínico é importante para a caracterização do domínio da prática em Terapia Ocupacional (TO), mas o seu aprendizado é difícil, em função de sua estrutura complexa que, ao incluir as dimensões científica, narrativa, pragmática e ética, implica na execução de variadas operações mentais pelo aluno no seu aprendizado e pelo profissional na sua atuação cotidiana. Este artigo objetiva apresentar a metacognição como recurso auxiliar para o ensino do raciocínio clínico em Terapia Ocupacional. Realizou-se estudo metodológico fundamentado em revisão narrativa que busca estabelecer interface entre o ensino do raciocínio clínico em TO e as bases teóricas e conceituais do domínio metacognitivo e da aprendizagem significativa. Percebe-se a necessidade de reflexão e pensamento crítico para fazer diagnóstico clínico em TO. A metacognição caracteriza-se pelo seu foco dirigido a esses processos e por sua capacidade de explicitá-los e de permitir o seu gerenciamento. No entanto na Terapia Ocupacional, o uso da metacognição ainda não faz parte das propostas de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico. Dado o seu desempenho positivo em domínios similares, conclui-se ser factível o uso da metacognição para facilitar o ensino e o aprendizado do raciocínio clínico em TO.

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Publicado

2018-05-08

Cómo citar

DE ASSIS, Márcia Regina; VALENTE, Leonardo Valesi; MARAGLIA, Pedro Henrique; GOMES BRANDÃO, Marcos Antônio; PINTO PEIXOTO, Mauricio Abreu. Metacognição como proposta pedagógica nos cursos de Terapia Ocupacional: priorização do raciocínio clínico. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 36, p. 79–89, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n36.1330. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1330. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

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