Escola profissional Henrique Goulart e o seu processo de escolarização: o papel da educação física no cotidiano escolar (1950-1955)
Palabras clave:
Escolarização, Disciplinarização, Escola Profissional, Educação FísicaResumen
O presente artigo fala sobre o processo de escolarização na Escola Profissional Henrique Goulart, na cidade de Barra do Piraí. O estudo priorizou a discussão sobre a influência da ideologia do Estado e a sua intenção de forjar uma mão-de-obra capacitada, na tentativa de conceber um corpo forte, robusto e saudável capaz de atender as necessidades do país – defesa da nação e industrialização. Dessa forma a pesquisa procurou entretecer a ideologia Varguista - as políticas educacionais do Estado – às influencias no processo de formação
profissional dos sujeitos por meio das aulas de Educação Física no cotidiano escolar. Para tal intento, realizamos dois caminhos metodológicos que se
entreteceram: a iconografia e a história oral. As fontes documentais que emergiram dessas fontes nos possibilitou a visualização a respeito do papel da Educação Física no processo de formação profissional que buscava forjar um padrão de corpo
estabelecido a partir das transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas
no Brasil após a Revolução de 1930. Como referencial teórico pautamos as
reflexões a partir dos seguintes autores: Grando, Brandi, Gomes, Castellani, dentre
outros. O que nos encaminhou para utilização de alguns conceitos fundamentais:
Militarização do Corpo, Trabalhismo e Corporativismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.