Educação ambiental: possível intervenção da educação física

Autores

  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Leonel Delgado de Paiva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

Palavras-chave:

Escola. Educação ambiental. Corrida de orientação.

Resumo

A imprescindível construção de um anel viário em São Paulo, o progresso, desenfreado e sem precedentes, concomitantemente com administração do poder público no desenvolvimento de políticas não sustentáveis, contribui de forma impactante na degradação do meio ambiente, mesmo com toda fiscalização desenvolvida pelos órgãos responsáveis que ainda identificam-se esforços em manter estas regiões protegidas. Foi focado no cenário anteriormente, que a intervenção da escola enquanto corpo de conhecimento faz-se necessário, com ações voltadas para uma educação sustentável e de proteção ao meio ambiente. A educação física integrada na proposta curricular pode intervir de maneira significativa colaborando com atividades que integre a preservação da natureza, se valendo de uma educação ambiental, através do esporte, corrida de orientação. A ludicidade como estratégia, permite que as aulas e o entendimento sejam mais agradáveis, promovendo coletivamente a interação do sujeito com o meio ambiente e sua consciência de agente participativo e colaborador na preservação por vivenciar experiências em ambientes naturais. Este trabalho busca investigar e refletir sobre as possibilidades didáticas e pedagógicas da corrida de orientação no espaço escolar, visando o desenvolvimento de uma apreensão do conhecimento de preservação ecológica. Como opção metodológica, este artigo foi desenvolvido na forma de ensaio, construindo saberes que possam atender ao tema em questão, sem querer esgotá-lo, tornando veemente a necessidade de outros estudos. Contudo a analise da educação ambiental e sua relação ao ambiente escolar, podem inferir um elemento importante na formação humana e para tanto, tenta identificar elementos em práticas esportivas que possam subsidiar a educação física em seu projeto de intervenção. Neste sentido, entendemos que, a corrida de orientação pode se tornar uma importante opção didático-pedagógica da educação física em seu projeto de inserção num plano de educação ambiental vivido pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, José Carlos. Os problemas ambientais: educação ambiental legal. Brasília: MEC-Secretaria de Educação, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1996.

______. Programa parâmetros em ação, meio ambiente na escola: guia para atividades em sala de aula. Brasília: MEC 2001.

_______. Congresso Nacional, Lei 9394/96.

CARVALHO, Isabel C. M. Em direção ao mundo da vida: Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. São Paulo: SEMA & IPÊ, 1998.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. A história da CBO. Disponível em: <http://www.cbo.org.br/site/institucional/index.php>. Acesso em: 05/06/2007

COSTA, Renata de Sá Osborne. Educação física e desenvolvimento sustentável. Niterói: IEG, 2006.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 4. ed. São Paulo: Papirus, 1993.

LAGO, Antônio & PÁDUA, José Augusto. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”. São Paulo: Papirus, 1986.

OLIVA, Jaime Tadeu: Proposta pedagógica a Educação Ambiental na Escola; 2000; Comentário; programa Salto para o Futuro; 03/04/2000; São Paulo; BRASIL.

PASINI, Giovan. Disciplina de Orientação e o Currículo de Educação Física do Ensino Superior. Uma Inclusão Necessária, Artigo Científico, Universidade Vale do Rio Verde; Três Corações-MG; 2003.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração e legislação. São Paulo: Pioneira, 1999.

TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. SP: Brasiliense, 1993.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de; PAIVA, Leonel Delgado de. Educação ambiental: possível intervenção da educação física. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 121–139, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)