Futsal para todos: o papel da técnica no processo de inclusão
Palabras clave:
Técnica. Futsal. Habilidade. Inclusão.Resumen
O presente trabalho discute, através da fala de diversos autores, a importância do ensino das técnicas do futsal. Através dos capítulos escritos no presente texto realizamos um diálogo que nos permite compreender melhor o processo de desenvolvimento motor e psicomotor da criança, e como o ensino da técnica vem contribuir para a inclusão dos alunos menos habilidosos anteriormente excluídos dos jogos e brincadeiras. Trabalhamos com crianças de 7 a 10 anos em razão das fases de desenvolvimento e maturação que se encontram. O trabalho conclui retirando o rótulo de vilão do aprendizado das técnicas e mostrando que ele, se trabalhado com responsabilidade é um grande aliado no processo de inclusão dos menos habilidosos não somente no futsal, mas em todos os desportos modernos.
Descargas
Citas
BARBIERI, Fábio Augusto. Futsal: conhecimentos teórico-práticos para o ensino e o treinamento. Jundiaí: Fontoura, 2009.
CERVO, Arnaldo Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
COSTA, Claiton Frazzon. Futsal: aprenda a ensinar. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.
LUCENA, Ricardo. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Sprint,1994.
KUNZ, Elenor. Transformação didático - pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.
MACHADO, Afonso Antonio (Org).Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008.
SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.
STIGGER, Marco Paulo; LOVISOLO, Hugo (Orgs). Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas: Autores Associados, 2009.
WEINECK, J. Biologia do esporte. 7.ed. São Paulo: Manole, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.