Estrutura de comunidades de Hyalella spp. (Amphipoda: Dogielinotidae) associadas a macrófitas, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, RJ

Autores

  • A. Quadra UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. Figueiró UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. R. Senna UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1727

Palavras-chave:

anfípodes, ambiente lótico, ecologia de comunidades

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar a diversidade da fauna de Hyalella (Amphipoda: Dogielinotidae) associadas a macrófitas em três riachos distintos da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. A avaliação será feita a partir das coletas que serão realizadas sazonalmente submetidas a diferentes características abióticas dos criadouros como: pH, temperatura, turbidez, coloração, luminosidade, velocidade da água, O2 dissolvido, etc. que serão associadas à composição das espécies em cada coleta. A partir da avaliação da composição da fauna do parque será possível compreender a ecologia das comunidades de Hyalella spp. bem como sua taxa de recrutamento das espécies, baseando-se no número de indivíduos em estágio sexual imaturo em relação aos adultos. Os espécimes serão considerados jovens quando apresentarem comprimento corporal inferior ao da menor fêmea ovada encontrada. Também será investigado os mecanismos de particionamento de nicho que possibilitam a coexistência das espécies em uma mesma comunidade. A metodologia de aplicação será baseada em coletas nos diferentes pontos de amostragem por meio de 20 passadas de rede de mão, com tela de 250 μm. O material coletado será anestesiado em uma solução de etanol a 5% e levado ao Laboratório de Zoologia do UniFOA onde será conservado em etanol à 70%. Todos os espécimes serão identificados sob microscópio estereoscópico, com base em literatura específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

QUADRA, A.; FIGUEIRÓ, R.; SENNA, A. R. Estrutura de comunidades de Hyalella spp. (Amphipoda: Dogielinotidae) associadas a macrófitas, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, RJ. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 45, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1727. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1727. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>