Estrutura de comunidades de Hyalella spp. (Amphipoda: Dogielinotidae) associadas a macrófitas, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1727Palabras clave:
anfípodes, ambiente lótico, ecologia de comunidadesResumen
O objetivo do presente estudo é avaliar a diversidade da fauna de Hyalella (Amphipoda: Dogielinotidae) associadas a macrófitas em três riachos distintos da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. A avaliação será feita a partir das coletas que serão realizadas sazonalmente submetidas a diferentes características abióticas dos criadouros como: pH, temperatura, turbidez, coloração, luminosidade, velocidade da água, O2 dissolvido, etc. que serão associadas à composição das espécies em cada coleta. A partir da avaliação da composição da fauna do parque será possível compreender a ecologia das comunidades de Hyalella spp. bem como sua taxa de recrutamento das espécies, baseando-se no número de indivíduos em estágio sexual imaturo em relação aos adultos. Os espécimes serão considerados jovens quando apresentarem comprimento corporal inferior ao da menor fêmea ovada encontrada. Também será investigado os mecanismos de particionamento de nicho que possibilitam a coexistência das espécies em uma mesma comunidade. A metodologia de aplicação será baseada em coletas nos diferentes pontos de amostragem por meio de 20 passadas de rede de mão, com tela de 250 μm. O material coletado será anestesiado em uma solução de etanol a 5% e levado ao Laboratório de Zoologia do UniFOA onde será conservado em etanol à 70%. Todos os espécimes serão identificados sob microscópio estereoscópico, com base em literatura específica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.