A transferência na clínica com crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2041

Palabras clave:

Psicanálise, crianças, transferência, identificação projetiva

Resumen

Partindo da clínica com crianças, este estudo propõe uma discussão teórica acerca das especificidades que se impõe neste campo. Entre estas particularidades, que tornam o trabalho do analista cada vez mais complexo, destacamos o manejo da transferência e o lugar designado aos pais durante o processo analítico. A marca da diferença entre a análise de crianças e de adultos não se restringe a um aspecto técnico, essa diferença aponta para a uma questão central dos próprios fundamentos da psicanálise, isto é, a transferência. Na análise de crianças a transferência opera de modo diferente tendo em vista que os pais da realidade fazem-se presentes durante o tratamento. Por serem dois pilares desta clínica, fundamentais para o desenvolvimento e continuidade do trabalho com crianças e por não haver ações previamente instituídas, compreendemos ser indispensável discutir as particularidades do manejo transferencial neste contexto. Posteriormente, será indicada a identificação projetiva como um importante elemento a ser considerado no manejo da transferência.

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Biografía del autor/a

Luciana Jaramillo Caruso Azevedo, PUC-RIO

Especialista em psicoterapia de família e casal (PUC-Rio)

Mestre em psicologia clínica (PUC-Rio)

Doutoranda em psicologia clínica (PUC-Rio)

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Publicado

2018-12-11

Cómo citar

AZEVEDO, Luciana Jaramillo Caruso. A transferência na clínica com crianças. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 69–80, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.2041. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2041. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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