Compreendendo as relações de confiança em cadeia de suprimentos: uma abordagem exploratória
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2047Palabras clave:
produção, estratégia, redesResumen
Atualmente novas configurações organizacionais produtivas surgem de forma a atender às exigências do mercado competitivo. Particularmente pesquisas sobre gestão da cadeia de suprimentos apontam para diversas tendências para promover o ajuste e a integração das operações de maneira eficiente. A concepção da configuração em rede defende a ideia de que todas as operações fazem parte de uma rede maior, interconectadas com outras operações. Esta rede inclui diversos níveis de fornecimento e da mesma maneira com relação ao atendimento de clientes. Em geral a rede de suprimentos possui três níveis: rede total; rede imediata de relações cliente-fornecedor; e finalmente, rede interna, com fluxo de informações e materiais entre departamentos, células ou setores de operação. No entanto o elo entre as organizações da rede está associado à confiança entre as partes interagentes, ou seja, a confiança nos outros membros da cadeia está associada a uma expectativa em relação aos parceiros em reduzir o risco de comportamentos oportunistas em um relacionamento de longo prazo, facilitando a resolução em momentos de conflitos. O processo de construção de relações de confiança entre os membros da cadeia está associado a uma expectativa em relação aos parceiros que resulta de condições históricas de negociação e reputação. Pesquisas em organizações em rede atestam que confiança exerce influência sobre o desempenho. Ao mesmo tempo este tipo de relação é investigada por métodos quantitativos de pesquisa que parecem atingir somente a superfície da questão. O presente projeto de pesquisa, portanto, direciona esforços em compreender: a) como e de que forma objetivos de desempenho são estabelecidos em organizações em rede e; b) de que forma questões de poder influenciam a formação das relações de confiança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.