Relato de experiência: construção de um ecobarrio por alunos do 9º ano do ensino fundamental a partir da leitura sobre sustentabilidade

Autores

  • A. Sant'Ana UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. F. A. Oliveira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2079

Palavras-chave:

ecobarrio, ensino fundamental, sustentabilidade

Resumo

O projeto de confecção do “Ecobarrio” surgiu durante atividades desenvolvidas na disciplina de Espanhol com as turmas do 9º ano sobre desenvolvimento sustentável. O vídeo de Leonardo Boff, “La Carta de la Tierra” foi apresentado em sala de aula e o texto discutido na íntegra entre os alunos e professor na semana anterior a Conferência Rio + 20. Após esta atividade decidimos colocar em prática a construção do “Ecobarrio”, projeto baseado no modelo espanhol de desenvolvimento sustentável. Os alunos trabalharam com determinação e, durante a construção da maquete representando o bairro foram descobertos talentos individuais que foram coadunados em torno de um objetivo comum: transformar o que já é real na Espanha e em outras partes do mundo em algo que pudesse, mesmo sendo fictício, explicitar o que almejamos para nossa realidade. A maquete do Ecobarrio reproduziu um bairro da Espanha que utiliza a energia eólica, captação das chuvas e a compostagem do lixo para gerar energia. Durante o desenvolvimento do projeto o professor discutia com os alunos os temas voltados para a Educação Ambiental na língua estrangeira. Este trabalho foi apresentado na I EXPO de CIÊNCIA e TECNOLOGIA da escola pelos alunos em português ou espanhol, de acordo com a solicitação do visitante e os aspectos voltados para Educação Ambiental e Sustentabilidade presentes na maquete eram apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-10-2012

Como Citar

SANT’ANA, A.; OLIVEIRA, M. F. A. Relato de experiência: construção de um ecobarrio por alunos do 9º ano do ensino fundamental a partir da leitura sobre sustentabilidade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 263, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2079. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2079. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.