Análise da utilização de lodo de ETA na produção de blocos cerâmicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2091Palabras clave:
resíduo, lodo de ETA, cerâmica vermelhaResumen
Uma das dificuldades apontadas na gestão dos resíduos das Estações de Tratamento de Água (ETAs) é o destino final do lodo gerado no decantador, dessa forma, estudar seu comportamento como matéria prima, visando a incorporação desse resíduo à matriz de cerâmica vermelha, pode proporcionar um destino adequado e ainda viabilizar a redução do volume de recursos minerais extraídos para a produção de cerâmica. A análise realizada neste trabalho contemplou na incorporação deste material a massa argilosa para a confecção de corpos de prova cerâmicos e posterior realização de ensaios de caracterização física e mecânica para a comparação dos valores com os limites estabelecidos em normas técnicas. Foram incorporados 0%, 5% e 10% de lodo para a fabricação dos corpos de prova e os mesmos foram submetidos a tratamentos térmicos a 800°C, 850°C, 900°C e 950°C para a determinação de propriedades como tensão de ruptura à flexão após queima, contração linear após a queima, massa especifica aparente, porosidade aparente, absorção de água e perda ao fogo. Foi diagnosticado que este material é viável de ser agregado à matriz cerâmica do ponto de vista qualitativo, por proporcionar a obtenção de material cerâmico, dentro dos limites estabelecidos nas legislações vigentes, quando realizado nas condições propostas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.