E-Bus: software de monitoramento de horários para transporte coletivo utilizando dispositivos móveis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2134Palabras clave:
Android, dispositivos móveis, monitoramento, rastreadores, transporte coletivoResumen
O transporte coletivo é um serviço operado por empresas da iniciativa privada e regulamentado pelo Estado. É considerado um meio democrático e da massa, e apresenta vários problemas, muitos deles relacionados com a urbanização acelerada. Estes problemas foram agravados pelos antigos programas de habitação implementados no passado, pois a segregação de terras para venda normalmente aconteceu em bairros desprovidos de estruturas básicas, o que promoveu a necessidade de mobilidade dos habitantes locais. Atualmente, entre os problemas encontrados no setor, pode-se observar: falta de pontualidade, superlotação e um longo tempo de espera nos terminais, e, neste cenário, o cidadão, usuário do transporte coletivo, é o maior afetado por todos os desconfortos decorrentes. Para minimizar os problemas citados, foi desenvolvido um software para dispositivo móvel utilizando o Sistema Operacional Android para monitorar os horários de ônibus a fim de amenizar as falhas do setor e automatizar os processos de controle de pontualidade. Para isto, os veículos serão monitorados em tempo real através de um serviço de rastreamento onde as informações serão processadas e será fornecida a estimativa do tempo restante para um veículo chegar ao terminal. Desta maneira, o usuário do serviço terá acesso às informações online através de um dispositivo móvel.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.