Processo de projetação de um veículo ecológico para 2014 - O caso E.T. (Electrical Transport)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2161Palabras clave:
sketches, compacto, personasResumen
O Curso de Graduação em Design foi criado para atuar de forma presente às necessidades da região, com o objetivo em profissionalizar estudantes para o mercado de trabalho, exercendo sua política de prospecção objetiva. É um curso visionário, que, através de parcerias empresariais e na produção regional, constitui a inserção de egressos no mercado de trabalho. Desse modo, hoje possui uma parceria com a EASE Engenharia e com o engenheiro Fabiano Lombardi para o desenvolvimento de um carro elétrico, com fomento da Faperj. Um dos principais argumentos para a execução do projeto foi a elaboração do desenho - processo de criação de sketches - com o aprendizado e aplicação de técnicas, partindo de uma metodologia baseada na bibliografia de Mike Baxter, cujo propósito é elaborar ideias através de brainstorming. No entanto, o processo de colocação de ideias no papel, parte de uma pesquisa com a delimitação de usuários, aos quais, para o presente estudo, denominam-se personas. Foram selecionadas três personas para serem avaliadas no seu estilo de vida, comportamento, preferências e cotidiano. A partir daí, com base nas etapas de desenvolvimento de Design Thinking propostas por Tim Brown, foi desenvolvido um painel semântico, onde se reuniram imagens desse universo. Portanto, o ensaio que se segue pretende abordar o modo com que foram montadas as propostas de desenho para o carro, não se preocupando com demonstração de resultados finais, mas sim, explicitar os métodos de desenho e os processos de aprendizagem, com base na orientação dos docentes e aprovação dos parceiros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.