Song book Chico Buarque - página infeliz da nossa história
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2182Palabras clave:
Design gráfico, Chico Buarque, ditadura militar, música, censuraResumen
O Brasil passou por um período grande de ditadura militar (1964-1985), onde nossa identidade cultural foi oprimida. A partir de 1968 viveu-se o que chamam os “anos de chumbo”, quando o presidente Medici sancionou os Atos Institucionais. O mais conhecido foi o AI-5. Sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, o ato institucional de número cinco dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. Neste período houve grande censura ao trabalho de compositores e artistas, peças canceladas, canções proibidas e etc. A música não é algo que podemos chamar de organizada, é uma expressão do artista, e como ele não podia falar abertamente o que desejasse houve uma ‘separação’ de foco dos artistas. Esse projeto de design gráfico mostra como as músicas de Chico Buarque influenciaram no cenário político da Ditadura Militar Brasileira, como o regime agia em relação à imprensa e a cultura, de maneira gráfica e inédita no Brasil. Através de um song book, formatado como os antigos long-plays (lp), com diagramação seguindo a estética e imagens antológicas que marcaram aquela época.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.