Coleta seletiva no Centro Universitário de Volta Redonda: proposta de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2207Palabras clave:
resíduos sólidos, coleta seletiva, educação ambientalResumen
Em suas diversas atividades os seres humanos produzem grande quantidade de resíduos. As atividades cotidianas geram grandes quantidades de resíduos provenientes de embalagens, sobras de alimentos, papel utilizado em higiene. Entre os diferentes tipos de resíduos que os seres humanos produzem, chama-se lixo os restos que se apresentam em estado sólido, semi-sólido, pastoso ou semi-líquido, isto é, com conteúdo líquido insuficiente para que o material possa fluir sem ser pressionado. O presente trabalho tem por objetivo realizar o levantamento dos resíduos gerados no campus universitário do UniFOA e propor estratégias para se implantar a coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados, através de educação ambiental. A pesquisa desenvolveu-se através da observação das diversas lixeiras espalhadas no campus. Os tipos de resíduos observados foram: embalagens de lanches, folhas de papéis, restos de lanches, copos descartáveis, embalagens de bebidas, entre outros. Observou-se que existem algumas lixeiras para coleta seletiva (papel) perto da cantina da medicina, mas são utilizadas como lixo normal. Para a realização da coleta seletiva não foram observados outros recipientes. Em conversas informais com alunos do campus constatou-se que muitos fazem coleta seletiva em casa e dizem que apoiariam a implantação no campus. Sugere-se a colocação de recipientes de coleta para resíduos sólidos posicionados próximo às cantinas. Como estratégia para se envolver a comunidade neste projeto propõe-se usar a radio e o site do UniFOA e a realização de gincanas como atividade complementar. Em apoio a este projeto, está sendo desenvolvido kit sobre coleta seletiva de lixo, composto por lixeira, cartilha e jogo de trilha, como produto de dissertação do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.