Lixo amigo - processo de criação do jogo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2224Palabras clave:
meio ambiente, didática, coleta seletivaResumen
Jogo idealizado como produto do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) em parceria com o Programa de Iniciação Científica da UNIFOA e conta com a colaboração dos alunos Rodrigo Rodrigues e Henrique Ferraz Ferrari do Curso de Design. O Jogo consiste em ensinar para as crianças do Ensino Fundamental como separar corretamente o lixo reciclável, tendo como objetivo caracterizar para a população de Volta Redonda a importância da Coleta Seletiva de Lixo. O jogo é feito de lona com impressão em policromia tamanho 2m por 1,5m. Terá como cenário as ruas da cidade e seus pontos turísticos. Possui quatro peões feitos de resina cristal tamanho 10x5x5cm, cada um referente a um tipo de lixo reciclável nas cores: Vidro - verde-garrafa de refrigerante; Papel - azul - caixinha de leite; Plástico- vermelho - garrafa pet; Metal - amarelo - latinha de alumínio. Para a contagem das casas o que vai determinar será o dardo em formato de Mosca, que será laçado na lona em uma distância mínima de meio metro do quadro, onde a lona será fixada. Regras do jogo: A turma será dividida em 4 grupos cada um escolhe uma das quatro cores referentes ao tipo de lixo. Os capitães de cada grupo irão lançar o dardo e quem acertar no maior número começa. O jogador irá lançar o dardo no alvo, onde ele acertar terá um número indicando quantas casas ele vai andar; se esse número for da cor do seu grupo, ele ganha mais uma casa para avançar além do número acertado. Vai até a lona e anda com o seu peão, depois pega uma carta que estará na mesa da professora. A carta será feita de PVC 2mm com adesivo em policromia laminado frente e verso no tamanho A-5 (21x14,5cm). Cada tipo de reciclagem terá 4 cartas de vantagens e 4 cartas de desvantagens totalizando 32. Ganha quem chegar ao final da rua. Vão ter 6 cartas prêmios, que ensinam como fazer algum objeto com um material reciclado; o grupo vencedor vai fazer e trazer para a turma na aula seguinte.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.