Aneuploidia fetal em imagens: software didático no ensino de medicina obstétrica
Palabras clave:
aneuploidias fetais, ultrassonografia, internato de medicinaResumen
A ultrassonografia revolucionou a medicina e, particularmente, a obstetrícia nas últimas três décadas. O exame ultrassonográfico é um método diagnóstico não invasivo, sem liberação de radiações ionizantes e não deletério para o feto, a gestante e o operador envolvido. É indispensável o uso de exames de ultrassonografia durante toda a gestação para rastreamento de doenças cromossomiais e outras patologias fetais, em períodos estruturados de idade gestacional, para a realização do exame em tempo certo. Com o início precoce do pré-natal e uma gravidez inicial, aumenta a possibilidade da identificação intra-uterina das alterações fetais precocemente e encaminhamento desta paciente do pré-natal de baixo risco para o pré-natal de alto risco, onde haverá uma equipe multidisciplinar para tomar as medidas cabíveis. É preciso na graduação em medicina um olhar mais atento a ultrassonografia, para que os alunos possam entender porque solicitar e interpretar esses exames que irão acompanhá-los em sua vida profissional, mesmo que não sejam da especialidade de ginecologia e obstetrícia. O médico necessita ter conhecimento de quando e como solicitar a ultrassonografia e, principalmente, interpretá-la. Para que isso aconteça, é necessário ainda na graduação, a contemplação deste método diagnóstico e a conscientização dos futuros médicos, enfermeiras e pessoal administrativo envolvidos na assistência pré-natal de baixo risco de saúde. Este estudo tem como objetivo construir um software contemplando a visualização, através da ultrassonografia, das aneuploidias fetais para ser utilizado como ferramenta didática pedagógica no internato de medicina obstétrica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.