Avaliação de sinais vitais no atendimento odontológico na disciplina de diagnóstico clínico
Palabras clave:
estomatologia, sinais vitais, hipertensão, educação preventivaResumen
Este projeto de pesquisa visa proporcionar aos alunos do 5º período oportunidade de verificar os sinais vitais que evidenciam o funcionamento e as alterações da função corporal: Pressão Arterial (PA); Pulso (P); Temperatura Corporal (TC); Respiração (R). A simples conferência de tais referenciais básicos é de suma importância, devido o aumento da hipertensão arterial na população brasileira. Torna-se importante salientar a necessidade de um exame clínico criterioso dos pacientes e um cuidado especial com os hipertensos, principalmente numa clínica odontológica. Foi feita a pesquisa bibliográfica de sinais vitais: PA; P; TC; R. Paralelamente foi feita a pesquisa específica do índice de incidência das alterações dos sinais vitais dos pacientes examinados, através de dados coletados dos respectivos prontuários e a orientação sobre hipertensão com distribuição de folders e cartazes. A pesquisa de campo, previamente aprovada pelo Comitê de Ética institucional, está sendo efetuada através de registro de dados dos pacientes em formulário, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram examinados 127 pacientes, sendo 76 femininos e 51 masculinos. Na avaliação da incidência de alteração nos Sinais vitais foram seguintes os resultados: PA- 28 pacientes hipertensos, 13 masculinos e 15 femininos. 13 pacientes hipotensos, 5 masculinos e 6 femininos. P- 2 pacientes com bradicardia, 1 masculino e 1 feminino. 2 pacientes com taquicardia, 1 masculino e 1 feminino. TC- 3 pacientes abaixo dos padrões de normalidade, 1 masculino e 2 femininos. R- 20 pacientes com bradipnéia, 18 masculinos e 2 femininos. 6 pacientes femininos com taquipnéia. Desta forma, alcançando os objetivos estabelecidos no projeto, alertando e motivando a população para a prevenção e avaliando os sinais vitais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.