Estudo experimental e numérico do comportamento de adsorção e difusão do íon Cálcio no solo do aterro municipal de Volta Redonda

Autores

  • M. A. B. B. Souza UFF – Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ
  • J. A. Castro UFF – Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Palavras-chave:

lixiviado, cálcio, solo, mecanismos de transporte, aterro

Resumo

O presente trabalho consiste no estudo da previsão da dinâmica do íon cálcio através do solo do Aterro Municipal de Volta Redonda, situado no Estado do Rio de Janeiro. O estudo se baseia no movimento do líquido contaminante (solução) no meio poroso (solo), com a determinação da sua taxa de sorção. Para tanto foram realizados ensaios em colunas de PVC contendo solo do Aterro, onde ocorre o processo de transferência do íon cálcio entre a solução contaminante e o solo. Utilizou-se como solução contaminante o lixiviado do Aterro e gesso agrícola. Foram realizados ensaios de laboratório para determinar parâmetros de interação do solo com o íon cálcio e simulações computacionais para prever o comportamento do transporte do íon após período de 5 dias. O modelo utilizado foi o MPHMTP, desenvolvido pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda (PPGM/EEIMVR/UFF). A simulação computacional determina numericamente os parâmetros de transporte no sistema solo-chorume e possibilita estender à avaliação dos impactos ambientais causados pela deposição de lixo urbano em toda a extensão do Aterro. Os resultados obtidos durante a realização desse trabalho mostraram que a migração do cálcio pode ser explicada através da ação simultânea de três fenômenos; difusão, sorção e advecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

SOUZA, M. A. B. B.; CASTRO, J. A. Estudo experimental e numérico do comportamento de adsorção e difusão do íon Cálcio no solo do aterro municipal de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 127, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2506. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)