Perfil vacinal em gestantes e em crianças menores de um ano no bairro de Três Poços, em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e no Brasil

Autores

  • A. O. Telles UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. M. T. Nobrega Junior UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • K. T. Nogueira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

vacinação, gestantes, crianças, PSF, Três Poços

Resumo

A vacinação é de extrema relevância, sobretudo para crianças menores de um ano de idade e gestantes, pois estimula o sistema imune, promovendo assim a saúde. O objetivo deste estudo é analisar a situação vacinal nestes grupos acompanhados pelo Programa de Saúde da Família de Três Poços (Volta Redonda - RJ), comparando com o município de Volta Redonda, com o estado do Rio de Janeiro e com o Brasil e, através destas análises, traçar o perfil vacinal. Foram analisados os contra-arquivos da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de Três Poços, em Volta Redonda, e comparados com os dados disponíveis no site do DataSUS, referentes à Volta Redonda, ao Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil no período de janeiro de 2007 até julho de 2009. Com os dados sobre o número total de crianças menores de um ano, de crianças menores de um ano com a vacinação em dia, do total de gestantes e de gestantes com a vacinação em dia, foram calculadas as porcentagens mês a mês para serem apresentadas em gráficos e assim ilustrar possíveis desigualdades. A partir dos dados obtidos foram confeccionados gráficos referentes aos períodos estudados e aos grupos, sendo notório que em Volta Redonda encontram-se percentuais de vacinação maiores do que as demais analisadas. O PSF de Três Poços possui as maiores variações nos índices vacinais tanto em gestantes quanto em crianças menores de um ano. A porcentagem de crianças menores de um ano é, na maioria das vezes, maior que a de gestantes com Programa Nacional de Imunização em dia, demonstrando que ações que visam à conscientização das gestantes sobre a importância deste programa. Concluindo, a equipe de saúde possui papel fundamental na informação à população sobre medidas de saúde, além de ter acesso a suas moradias através da visita domiciliar, permitindo que haja monitoramento do calendário de vacinação da comunidade, difundindo assim os benefícios da imunização não só nos grupos pesquisados, mas também nas outras faixas etárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

TELLES, A. O.; NOBREGA JUNIOR, W. M. T.; NOGUEIRA, K. T. Perfil vacinal em gestantes e em crianças menores de um ano no bairro de Três Poços, em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 136, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2515. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.