De igual para igual: A Educação pelos Pares como estratégia educativa, transformativa e emancipatória

Autores/as

  • Cristiana Pereira de Carvalho Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Maria do Rosário Moura Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n38.2638

Palabras clave:

Educação pelos Pares. Educação para a Saúde. Participação. Pares educadores.

Resumen

As progressivas evidências da eficácia da Educação pelos Pares como uma estratégia de educação e formação para a saúde têm vindo a reforçar o carácter participativo e o potencial transformativo dessa abordagem. O objetivo central deste trabalho é discutir o papel da Educação pelos Pares como processo de influência educativa entre pessoas que partilham de características demográficas, sociais, culturais e vivenciais, e que se identificam e aceitam reciprocamente como pares educadores e educandos. Consequentemente, procuram e facilitam o processo de influência educativa, transformativa e emancipatória, capaz de alcançar ganhos significativos ao nível da saúde. Por meio da pesquisa bibliográfica se apresenta a perspetiva histórica e os modelos e teorias que fundamentam a estratégia de Educação pelos Pares, assim como se reflete sobre o conceito de par educador, suas exigências e atributos. Ainda se consideram os desafios de educar pelos pares nos domínios da educação e promoção da Saúde. Os contributos associados a esta estratégia de empoderamento para todas as pessoas envolvidas são sobretudo discutidos em função das oportunidades de capacitação científica e pedagógica dos pares educadores e dos reconhecidos benefícios pessoais, sociais e culturais produzidos pela sua participação social ativa.

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Biografía del autor/a

Cristiana Pereira de Carvalho, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal (FPCEUC). Licenciada e Mestre em Ciências da Educação (FPCEUC), com Pós-Graduação em Saúde Sexual pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP - Lisboa) e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar pela JURISolve (Resolução Alternativa de Conflitos). Membro integrado no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental / Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioral Intervention (CINEICC - FPCEUC). Atuou como coordenadora de um Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno numa escola portuguesa (concretizando a Lei n.º 60/2009 e Portaria n.º 196-A/2010 sobre Educação Sexual nas escolas). Trabalhou na Associação para o Planeamento da Família (APF) (Portugal) na produção e avaliação de materiais pedagógicos e na formação de profissionais de educação e da saúde. É autora de três jogos pedagógicos destinados à Educação Sexual nas escolas (Edição APF). É formadora de professores (creditada pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Continua – Portugal / nº CCPFC/RFO-25090/09) em Educação Sexual e Educação para a Saúde. Formadora em Programas de Educação Parental. Desenvolve pesquisas nas áreas da educação social e saúde, com ênfase em sexualidade, gênero, prevenção do VIH/AIDS, discriminação e preconceito.

http://lattes.cnpq.br/8115555927917810

Maria do Rosário Moura Pinheiro, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

É Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC. 

Doutoramento em Ciências da Educação - Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.

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Publicado

2018-12-11

Cómo citar

DE CARVALHO, Cristiana Pereira; PINHEIRO, Maria do Rosário Moura. De igual para igual: A Educação pelos Pares como estratégia educativa, transformativa e emancipatória. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 38, p. 81–90, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n38.2638. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2638. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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