Estudo preliminar da bioatividade de piperina sobre Oncopeltus fasciatus d. (Lygaeidae)
Palabras clave:
Oncopeltus fasciatus, piperina, Leptomonas walaceiResumen
Os compostos botânicos são uma fonte promissora de substâncias com ação inseticida e os constituintes químicos da pimenta têm sido frequentemente estudados, dentre os quais as amidas lipofílicas insaturadas. Oncopeltus fasciatus (Hemiptera-Lygaidae) é considerado inseto experimental para o estudo de bioatividade e da interação parasito-vetor e o hospedeiro natural de Crithidia acidophili, Leptomonas oncopelti, Phytomonas elmassiani e Leptomonas walacei. Alguns parasitos são encontrados na região intestinal enquanto outros como P. elmassiani, invade as glândulas salivares do inseto. Este estudo visou analisar os efeitos da amida piperina sobre a fisiologia, controle do inseto fitófago e na interação parasita – vetor. A substância piperina foi dissolvida em acetona. Os bioensaios foram realizados com O. fasciatus, da colônia do Laboratório de insetos vetores/USS, utilizando o tratamento tópico (1μg/μl), e na água (1μg/ml), da dieta das ninfas de 5º estádio de O. fasciatus, com grupos de 10 ninfas em triplicatas e três repetições. Após os tratamentos, os insetos foram mantidos a temperatura entre 26 ºC e 28 ºC, e observados durante 15 dias, quanto ao desenvolvimento e mortalidade. Os tratamentos oral e tópico com piperina resultaram em 30% de mortalidade de ninfas na concentração de 1 μg. Os experimentos continuam em andamento em concentrações maiores e em relação ao desenvolvimento e fisiologia dos insetos. Os dados foram analisados pelo teste de Tukey. Os resultados sugerem que os estudos continuem na busca da atividade biológica de piperina sobre O. fasciatus, a fim de avaliar os efeitos da amida isolada de Piper sp. sobre a muda, reprodução, atividade inseticida e na interferência da interação do inseto hospedeiro e seus parasitas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.