Prevalência de doenças crônico não transmissíveis em pacientes atendidos em u ambulatório de nutrição de um Centro Universitário de Volta Redonda

Autores

  • C. C. D. Ferreira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. P. Moraes UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. S. Furtado UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. D. Chagas UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • P. S. Azevedo UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

O excesso de gordura corporal está, freqüentemente, associado a alterações metabólica e à doenças crônicas como diabetes, hipertensão dislipidemias. Este estudo identificou prevalência de doenças crônico não transmissíveis entre os pacientes atendidos n ambulatório de nutrição do UniFOA. A população do estudo totalizou 164 indivíduos,destes 74,4% do sexo feminino e 25,6  do sexo masculino.Os resultados mostram a prevalência de 16,5 % de paciente eutróficos,39% com sobrepeso, 18,9% com obesidade grau I,15,9 % com obesidade gra II e 9% com obesidade grau III e 0,7 % com desnutrição. Encontrou-se 20% da amostr com obesidade Grau I,II ou III e HAS (Hipertensão arterial sistêmica);8,5% co  obesidade grau I, II ou III, DM (diabetes mellitus) e HAS; 6,7 % com sobrepeso e HAS 4,3% com sobrepeso, HAS e DM; 1,2 % com obesidade Grau I,II e III e DM; 0,7 % co sobrepeso e DM e 1,2% de DM eutróficos.Entre outras enfermidades, destacam-se dislipidemia (5,3%), hipercolesterolemia(4,5%) e hipertrigliceridemia    (2,8%) constipação (5,1%). A identificação de sobrepeso e obesidade e associados à co-morbidades torna fundamental o papel da educação nutricional na orientação destes pacientes como form de prevenção e tratamento destas interferências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

FERREIRA, C. C. D.; MORAES, A. P.; FURTADO, D. S.; CHAGAS, R. D.; AZEVEDO, P. S. Prevalência de doenças crônico não transmissíveis em pacientes atendidos em u ambulatório de nutrição de um Centro Universitário de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 11, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2857. Acesso em: 28 mar. 2024.