O olhar do enfermeiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos familiares de pacientes fora de possibilidades terapêuticas

Autores/as

  • M. S. Pereira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. D. de Faria UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumen

Uma definição ampla de cuidados paliativos é oferecer um “cuidado total ativo” d pacientes e seus familiares por onde a atuação de profissionais capacitados é um requisit muito importante,entre eles destacando-se o papel o enfermeiro,quando a doença d paciente já não responde ao tratamento terapêutico e a expectativa de vida é curt portanto os cuidados paliativos têm a finalidade de integrar o aspecto físico, emociona social e espiritual. Este estudo irá relatar as dificuldades enfrentadas por familiares,a realidade dessa família    no     momento  de dor e sofrimento e a assistência  oferecida Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por fazer um estudo quantitativo focado no familiares, através de artigos que descrevam as condições atuais da assistência ao familiares. Costumamos dar valor àquilo que pode ser provado,pois é possível radiografar e medi um tamanho de um coração, mas não é possível medir o grau de tristeza e o sofriment de alguém ao se deparar com uma situação de perda,temos que focar não só e diagnósticos fisiológicos, mas também no que vivenciado por familiares em situações d desequilíbrio emocional perante as situações inevitáveis. Através deste artigo concluímos que é fundamental reconhecer que se trata de u problema de saúde pública que em alguns momentos é negligenciado. È necessário criação de comitês para treinamentos de profissionais de saúde que possam suprir est assistência, fazer uma sistematização de cuidados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-02-11

Cómo citar

PEREIRA, M. S.; FARIA, M. D. de. O olhar do enfermeiro sobre as dificuldades enfrentadas pelos familiares de pacientes fora de possibilidades terapêuticas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 31, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2878. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a