Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Algoritmos: uma Análise dos Resultados na Disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ – Campus Paracambi

Autores/as

  • Carlos Eduardo Costa Vieira FAETERJ, UniFOA
  • José Augusto Teixeira de Lima Junior FAETERJ, USS
  • Priscila de Paula Vieira FAETERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n27.293

Palabras clave:

Algoritmos, Ensino, Aprendizagem, Dificuldades.

Resumen

A disciplina de Algoritmos é a base para qualquer curso da área de Computação. Porém, para muitos alunos, constitui uma barreira difícil, pois apresenta conteúdos envolvendo interpretação de texto, raciocínio lógico e matemática. O artigo tem como objetivo estudar as dificuldades dos alunos ao cursar a disciplina AL1 do curso de Sistemas de Informação da FAETERJ-Campus Paracambi. Para isso, foi feito um levantamento dos índices de aprovação/reprovação na disciplina no triênio 2010-2012 e aplicado um questionário junto aos alunos sobre as dificuldades de assimilação dos conteúdos da disciplina para que se possa apontar um início para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Algoritmos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

• BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os Alunos, Criatividade na Relação Pedagógica: Conceitos e Práticas. 2. ed. Alfragide: Editora Texto, 1996.

• CARBONI, I. F. Lógica de Programação. São Paulo: Pioneira Thomsor Learning, 2003.

• CORMEN, T. H. et al. Algoritmos: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

• FARRER, H. et al. Algoritmos Estruturados. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.

• FERREIRA, M. A. S. Proposta de uma Metodologia para Ensino-Aprendizagem de Algoritmos. 2005. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Informática) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2005.

• FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.

• JESUS, A. de; BRITO, G. S. Concepção de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Programação de Computadores: a Prática Docente. Varia Scientia, v. 09, n. 16, p. 149-158, 2009.

• KOLIVER, C.; DORNELES, R.V.; CASA, M. E. Das (Muitas) Dúvidas e (Poucas) Certezas do Ensino de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 24, 2004, Salvador. Anais ... Salvador: UFBA, 2004.

• LIBÂNIO, J. C. Didática. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.

• MEDINA, M.; FERTIG, C. Algoritmos e Programação: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2006.

• MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do Aluno durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, Ano I, n. 01, p. 1-15, 2007.

• RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. da. Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 25, 2005, Canela. Anais ... Canela: UFRGS, 2005.

• SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática. 2003.

• PACIEVITCH, T. Didática. 2009. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/>. Acesso em: 15 mar. 2013.

Publicado

2015-04-10

Cómo citar

VIEIRA, Carlos Eduardo Costa; LIMA JUNIOR, José Augusto Teixeira de; VIEIRA, Priscila de Paula. Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Algoritmos: uma Análise dos Resultados na Disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ – Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 27, p. 5–15, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n27.293. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/293. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Tecnologia e Engenharias

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a