Um modelo para aplicação em análise estrutural de treliças planas

formulação e implantação pelo método dos elementos finitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3908

Palavras-chave:

Análise Estrutural, Treliças, Método dos Elementos Finitos – MEF

Resumo

O presente trabalho apresenta de forma clara e concisa o modelamento e simulação de campos de deformação obtidos em treliças planas através de medidas de centralidade em refinamento de malha por nós influentes. É utilizado o método dos elementos finitos com algoritmo desenvolvido e programado em FORTRAN com representação gráfica para visualização dos resultados feita através do GNUPLOT. Comprara os resultados dos campos de deformações com os de deslocamentos nodais tradicionalmente calculados para elementos finitos de barras planas constituídos de dois nós de extremidades. Constata-se que através dos campos de deformação é possível determinar com maior acurácia os valores internos às treliças planas, possibilitando assim uma análise mais criteriosa quando ocorrem variações de materiais no mesmo componente estrutural, como é o caso do modelo de vigas de concreto armado cujo comportamento idealizado é o de uma treliça plana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Horácio Guimarães Delgado Jr.

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (1998), graduação em Matemática pela Escola de Filosofia Ciências e Letras de Volta Redonda - UGB (1997), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2001) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010). Divide a vida profissional entre as atividades acadêmicas e executivas. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, da SEEDUC e do UNIFOA, com atuação multidisciplinar lecionando diversas cadeiras relacionadas à viabilização econômica e sustentável de projetos. Diretor das empresas Sieton Engenharia e Neoton Incorporadora, ambas do segmento de construção, atuando na administração, consultoria, elaboração de projetos e viabilização de empreendimentos nos setores da construção civil, metal mecânico, petróleo e gás. Colaborou para a estruturação de diversas empresas e instituições, públicas e privadas em especial na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro como o Pólo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Aranha, Fundo Comunitário de Volta Redonda e da Superintendência de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa, com atuação no desenvolvimento de projetos de obras de arte especiais, infra-estrutura e de edifícios. Foi Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, SAAE - BM, onde pode contribuir efetivamente para a implantação do Plano Municipal de Saneamento, a viabilização, elaboração de projetos, captação de recursos e implementação de diversos componentes da infraestrutura urbana, para o melhoramento e expansão dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de águas pluviais e resíduos sólidos diversos. Foi Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, onde pode contribuir para para a implantação de diversos componentes da infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro, dentre estes, obras de recuperação da região serrana, urbanização de comunidades, obras de arte especiais, equipamentos dos sistemas urbanos e comunitários. Acumula larga experiencia na elaboração de projetos de infraestrutura, obras de arte especiais, edifícios industriais e andares múltiplos.

Carlos Roberto Xavier, Unifoa / Petrobras

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense(1994), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense(1996), doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense(2006) e mestrado-profissionalizante em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Atualmente é Professor Responsável do Centro Universitário de Volta Redonda, Engenheiro de Equipamentos do PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. e Membro de corpo editorial da Cadernos UniFOA (Impresso). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Transformação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Aços Ferríticos T/P23 e T/P24, Simulação Numérica, Soldabilidade.

José Adilson de Castro, UFF

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Ph. D Em Engenharia com enfase em simulação de processos pela Tohoku University, no Japão (2001). Membro do corpo Editorial da Coleção de Livros Metalurgia e Materiais(2006-2014) e professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Siderurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional de Processos, alto-forno, Sinterização, Meio Ambiente. Atua no desenvolvimento e aplicação de Softwares voltados à análise dos processos siderúrgicos, impactos ambientais e fontes alternativas de energia. Jovem cientista do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Cientista do Estado do Rio de Janeiro(2014).

Matheus de Oliveira Vassallo Petrillo, Unifoa

Discente do curso de Engenharia Mecânica do Unifoa.

Gabriel de Almeida Pires, Unifoa

Discente do curso de Engenharia Mecânica do Unifoa.

Referências

Vu Thi Bich Quyen , Tran Thi Thuy Van , Cao Quoc Khanh, A new algorithm for size optimization of the truss structures using finite element method, Materials Science and Engineering, 2018. DOI: https://doi.org/10.1088/1757-899X/661/1/012041

Lira de Souza, Camila, Determinação de Deslocamentos em Treliças Planas Via Método da Energia, Trabalho de Conclusão de Curso, Araruna, Paraíba, 2017.

P. Sangeetha , R. Sundareswaran , M. Shanmugapriya, S. Srinidhi c, K. Sowmya c, Influential nodes in planar trusses and meshes using centrality measures, Materials Today: Proceedings 42 p. 932-939, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.matpr.2020.11.848

PACCOLA R.R.; CODA H.B., Software AcadView, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.

Bathe, K. J., Finite Element Procedures in Engineering Analysis. Prentice-Hall v1,1982.

Cook, R.D.; Malkus, D.S.; and Plesha, M.E., Concepts and Applications of Finite Element Analysis, John Wiley & Sons, 1989.

BABUSKA, Ivo; SZABÓ, Barna, Finite Element Analysis. Editora Wiley Interscience, 1ª Edição, 1991.

Zienkiewicz, O.C.; Taylor, R.L.; and Zhu, J.Z. The Finite Element Method: its Basis and Fundamentals, Elsevier, 2005.

Downloads

Publicado

21-10-2022

Como Citar

DELGADO JR., Horácio Guimarães; ROBERTO XAVIER, Carlos; ADILSON DE CASTRO, José; DE OLIVEIRA VASSALLO PETRILLO, Matheus; DE ALMEIDA PIRES, Gabriel. Um modelo para aplicação em análise estrutural de treliças planas: formulação e implantação pelo método dos elementos finitos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 50, p. 1–18, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n50.3908. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3908. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)