Doação de sangue
a visão do estudante de medicina do UniFOA
Palabras clave:
sangue, bancos de sangue, estudantesResumen
Um dos problemas de saúde é a falta de sangue nos bancos de coleta, principalmente em casos de emergência médica. Sendo assim, é necessário uma pesquisa para esclarecer o motivo de ter pouca doação de sangue, ajudando a direcionar o foco das ações de campanhas de doação de sangue. Avaliamos a visão e o conhecimento dos estudantes de Medicina sobre a doação de sangue. Os dados foram colhidos através de um questionário semi-estruturado. Amostra: 200 alunos, dos seguintes períodos: 10 10%, 20 14%, 30 16%, 40 16%, 50 11%, 60 7%, 70 6%, 80 20%.Variáveis: sexo, período, idade, se já doou ou não sangue, motivo da doação ou não doação, freqüência das doações e no final da pesquisa investigamos o interesse do aluno de participar de alguma campanha de doação. Em relação á idade: 58% < 20 anos, 39% entre 20 e 25, e 3% >25. Em relação ao sexo 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino. Dos alunos abordados 69% nunca doaram sangue e 31% já foram doadores. Entre os doadores, a idade variou de 20 á 25 anos. Os períodos que mais doaram sangue foram os do 30 e 40 períodos. Entre os sexos feminino 20,54% já doaram sangue e entre o sexo masculino 44,32% já foram doadores. A falta de informação foi o principal motivo aventado de não doarem sangue que predominou no 70 período seguido pelo 30 período. Os períodos predominantes dos alunos que referem doarem sangue por altruísmo foram o 3 0 seguido pelo 10 período. O desejo que se realizem campanhas de esclarescimento são predominates no 80 e 30 períodos. A grande quantidade de alunos sem a informação necessária para doarem sangue, e outros que demonstram pouca percepção da importância da ação, justifica a inclusão deste assunto à grade curricular da faculdade de medicina, e a pequena quantidade de doadores implica no aumento da necessidade de ser promover campanhas de doação de sangue, melhorando a situação dos bancos de sangue da região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.